O Grupo Ingka anunciou, hoje, que a Black Friday deste ano verá a sua dinâmica invertida, para atender às necessidades dos clientes e inspirar a uma filosofia de economia circular. Pela primeira vez, em 77 anos de história, as lojas IKEA em 27 mercados, vão comprar de volta peças de mobiliário da marca, aos seus clientes. O objetivo é dar uma segunda vida e uma nova casa a estes produtos indesejados, com pouca utilidade ou que se tornaram irrelevantes, através do seu reaproveitamento para venda em segunda mão.
A campanha #BuyBackFriday irá decorrer de 24 de novembro a 3 de dezembro, e é uma das ações que o Grupo Ingka está a implementar, de forma a transformar o seu negócio e a promover serviços circulares e de consumo sustentável, em parceria com os seus clientes. Por cada venda, o cliente receberá um Cartão Presente IKEA a ser usado em qualquer loja IKEA Portugal no prazo de um ano da data da sua entrega. O valor de compra dependerá do tipo de artigo e do seu estado de conservação, podendo ir até 50% do preço original do produto. No período da campanha #BuyBackFriday, os membros IKEA Family que venderem os seus móveis IKEA, além do valor que lhes for atribuído, recebem ainda 50% adicional desse valor.
“Queremos oferecer aos nossos clientes soluções e alternativas sustentáveis para os artigos que já não precisam, mesmo que tenham sido úteis, funcionais e ajudado a criar memórias ao longo dos anos. Atualmente, estamos a explorar novos modelos de negócio para desenvolver ofertas comercialmente viáveis, atribuindo um ciclo de vida mais longo benéfico para os produtos, desde o momento de compra ao momento que perde relevância nas nossas casas. Mais do que uma compra por impulso de artigos de que na verdade não precisamos tanto, durante a ‘Black Friday’, queremos ajudar os clientes a dar uma segunda vida aos seus móveis e a adotar um consumo mais responsável.", refere Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA Portugal.
A campanha “Buy Back Friday” faz parte da estratégia do Grupo Ingka para tornar a IKEA numa empresa com um negócio circular, com impacto positivo no clima até 2030. Atualmente, 45% do total das emissões globais de dióxido de carbono vêm da forma como o mundo produz e usa os produtos do seu dia a dia, incluindo os produtos para a casa. Deste modo, a campanha representa uma oportunidade de abordar o consumo insustentável e o seu impacto nas alterações climáticas, no dia mais consumista do ano.
“A visão da IKEA sempre foi criar um melhor dia a dia para as pessoas, o que agora significa tornar uma vida sustentável fácil e acessível para todos. Ser circular é uma boa oportunidade de negócio, bem como uma responsabilidade, e a crise climática exige que todos nós repensemos radicalmente os nossos hábitos de consumo. Mas só conseguiremos alcançar uma economia circular com investimento e a colaboração dos nossos clientes, outras empresas, comunidades locais e governos, para que possamos minimizar resíduos, criando um ciclo de reparação, reutilização, transformação e reciclagem”, afirma Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.
No ano passado, o Grupo Ingka deu uma segunda vida a 47 milhões de produtos recuperados, reembalando e revendendo produtos nas lojas IKEA.
Para obter mais informações sobre a #BuyBackFriday e o serviço Segunda Vida, visite IKEA.com/BuybackFriday.