Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas da IKEA Portugal chegam aos 438 milhões de euros e loja online regista um dos maiores crescimentos do Grupo
2020-10-07

Num ano atípico, em que a situação pandémica que atravessamos impactou a sociedade e os negócios, levando ao enceramento de lojas em todo o mundo, a IKEA Portugal conseguiu um bom desempenho, concluindo o ano fiscal de 2020 com 438 milhões de euros em vendas totais e com a loja online a registar um dos maiores crescimentos do Grupo Ingka.

Apesar dos desafios económicos e de saúde pública motivados pela COVID-19, a IKEA continua a transformar o seu negócio para se tornar cada vez mais conveniente, acessível e sustentável. Portugal foi um dos mercados que mais cresceu em e-commerce, tendo registado um valor anual mais de 3 vezes superior ao ano anterior, alcançando 66.499 milhões de euros em vendas. Contudo, apresentou um decréscimo das vendas totais de 8,2% face ano anterior (FY19 – 1 de setembro 2018 a 31 agosto 2019). Durante o ano, foram recebidos 12.6 milhões de visitantes nas suas lojas físicas e Estúdios de Planificação e mais de 46 milhões de visitas online.

O ano financeiro de 2020 foi marcado, numa primeira fase, pelo favorável desempenho de vendas, expansão e transformação, com a abertura do estúdio de planificação do Seixal e de 11 Pontos de Recolha. E, numa segunda fase e em contrapartida, assinalado pela imprevisibilidade de acontecimentos, como o encerramento, durante mais de 11 semanas, das lojas físicas. Nesse período a prioridade foi assegurar o bem-estar e saúde de todos os colaboradores e clientes e, simultaneamente, manter a continuidade do negócio e assegurar o máximo número de postos de trabalho, garantindo a remuneração a 100% de todos os colaboradores.

Foi, ainda, nesta fase que o Grupo Ingka disponibilizou 26 milhões de euros em produto para apoiar as comunidades impactadas pela pandemia de todos mercados e decidiu devolver o apoio disponibilizado pelo governo às empresas no início da pandemia. Simultaneamente, assistiu-se a uma enorme aceleração digital, que se tornou o principal ponto de contacto com os clientes IKEA, de forma a atender às novas e diferentes necessidades dos mesmos. Esta aceleração traduziu-se num aumento de 26% do número de visitantes ao site IKEA.pt para 46.1 milhões, colocando Portugal numa posição de destaque em relação a outros mercados do Grupo.

“Apesar do período difícil e extraordinário que atravessamos, os nossos resultados traduzem a resiliência do negócio IKEA e a relevância da marca na vida das pessoas. Apesar do encerramento temporário das nossas lojas, e do impacto que teve no nosso negócio, a IKEA conseguiu manter um bom desempenho graças ao trabalho e dedicação de todas as pessoas que trabalham na IKEA, que continuam a demonstrar uma forte liderança e empreendedorismo diariamente. É por isso que estamos confiantes no futuro e entusiasmados por levar soluções ainda mais acessíveis e sustentáveis a cada vez mais pessoas”, afirma Ricardo Pereira, CFO da IKEA Portugal.

Num ano em que se acentuou a relevância da vida em casa, o Grupo Ingka anunciou sólidos resultados de vendas globais, em relação ao mesmo período, registando 35.2 mil milhões de euros de vendas no exercício financeiro de 2020, 706 milhões de visitas às lojas físicas (839 milhões FY19) e 3,6 mil milhões de visitas ao site IKEA.com (2,6 mil milhões em FY19). Ao longo do ano, as vendas online cresceram 60% (48% em FY19), chegando a cerca de 18% das vendas totais (11% em FY19).

No arranque do novo ano fiscal, a IKEA Portugal continuará focada em reforçar os seus três pilares estratégicos: investindo em redução de preços para assegurar uma maior acessibilidade da gama à maioria das pessoas, mantendo o investimento em proximidade, valorizando as lojas físicas, como centro de experiência e inspiração, melhorando os canais digitais e amplificando a oferta de serviços internos e com parcerias externas e, finalmente, reforçando a estratégia de sustentabilidade, com a ambição de permitir a cada vez mais portugueses o acesso a uma vida sustentável em casa.

A Inter IKEA Systems B.V., proprietária do conceito IKEA e franchisador mundial da IKEA, também anunciou hoje vendas totais de EUR 39.6 mil milhões em todos os 12 grupos de franchisados.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos