Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses chegam à Internet em força no verão: registo de domínios em .pt cresce 35% em agosto
2020-09-17

O .PT, responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, atingiu um total de 6.843 novos registos diretos em .pt, no mês de agosto, o que representa um crescimento de 35% face ao período homólogo de 2019 e mostra a preocupação dos portugueses em se adaptarem num contexto de pandemia.

Além de agosto, julho – com um aumento de 17,28% em relação ao mesmo período do ano passado – e a primeira quinzena de setembro indicam que o verão poderá fechar com os melhores resultados de sempre. “Os pedidos de domínios em .pt decrescem, tradicionalmente, nos meses de férias. Mas, neste 2020 atípico, o ritmo não abrandou. Acreditamos que estes números se explicam pelo facto de os portugueses terem de reforçar a ligação aos seus clientes ou de alavancar o seu negócio através do digital”, explica Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT.

Os dados mais recentes do número de registos em .pt foram apresentados, nesta quarta-feira, numa sessão organizada pelo .PT sobre o crescimento da presença dos portugueses na Internet durante a pandemia e a importância da transformação digital na resposta aos efeitos provocados pela Covid-19.

O evento, no Teatro Thalia, em Lisboa, contou com a participação do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

Dos novos registos em .pt, mais de 50% são empresas de restauração e de serviços domésticos, ginásios e projetos de solidariedade social – muitos dos quais sem qualquer presença na Internet, antes da pandemia.

“A digitalização permite melhorar a produtividade, alargar os mercados, reduzir o desperdício e levar o conhecimento mais longe”, salienta Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

Luisa Ribeiro Lopes reforça que a transição digital é uma prioridade, mas deve ser acompanhada pelo desenvolvimento das competências dos portugueses: “Num momento de distanciamento social forçado, é fundamental contribuir de forma ativa para a inclusão digital e para a segurança online, através de iniciativas junto dos cidadãos. Temos de trabalhar no que é a utilização mais avançada da Internet, com confiança e segurança”.

Para incentivar a inclusão digital e contribuir para uma utilização segura da Internet, o .PT acaba de lançar uma campanha especial, disponível em www.confio.pt, que junta a oferta, por um ano, do selo CONFIO ao registo de um domínio em .pt. O selo CONFIO é um certificado atribuído a websites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da Internet.

“O domínio .pt corresponde a uma afirmação de uma marca nacional de relevo, indutora de credibilidade e de valor acrescentado para qualquer organização ou empresa que nele se registe. É um dos domínios mais seguros”, destaca o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

“Precisamos de um Portugal com mais Europa e de uma Europa com mais Portugal, em que a tecnologia e o digital deverão estar presentes em todos os aspetos”, conclui Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O .pt é um dos três domínios que mais cresce de forma consecutiva na Europa. Em 2019, registou um crescimento de 10,9%, com a média europeia a crescer apenas 1,3%.

A tendência de crescimento deste verão já tinha sido registada no primeiro semestre do ano, que contabilizou quase 50 mil novos registos em .pt, mais 10.423 do que no primeiro semestre de 2019 (um aumento de 26,35%). Abril foi o mês que apresentou o maior crescimento face ao período homólogo – 67% –, bem como o maior número de novos domínios: 10.137.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos