Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Bens de consumo eletrónicos registam crescimento - Dados GfK do primeiro trimestre de 2020
2020-05-25

Os bens de consumo eletrónicos registaram uma performance positiva no primeiro trimestre de 2020. Os dados apresentados pela GfK indicam que nos primeiros meses do ano, a categoria que regista o maior crescimento é a dos grandes eletrodomésticos (11.1%), com uma faturação de 151 milhões de euros, seguida pelos pequenos eletrodomésticos (8.6%) com 72 milhões de euros.

O período de análise coincide com o início do confinamento impulsionado pela COVID-19 em Portugal, pelo que há uma clara influência da pandemia na forma como os portugueses consumiram.

Dentro da categoria dos grandes eletrodomésticos, os congeladores foram o produto com melhor desempenho, sendo que as máquinas de lavar e secar roupa registaram um forte crescimento, seguramente impulsionado pelo isolamento social vivido em Portugal. Já nos pequenos eletrodomésticos destacam-se os aparelhos de tratamento de ar, os secadores de cabelo e as máquinas de café como motor de crescimento desta categoria.

Os equipamentos de escritório e consumíveis são a terceira categoria que mais cresceu (2%), alavancada pelo home office em que impressoras multifuncionais ganharam importância, verificando-se um grande crescimento em particular no final do primeiro trimestre.

Durante estes meses, foram algumas as categorias que registaram quebras de vendas, nomeadamente a fotografia (-25.7%), a eletrónica de consumo (-7.8%), as telecomunicações (-1.6%) e as tecnologias de informação (-1.5%).

Neste primeiro trimestre, as câmaras fotográficas apresentaram avultadas quebras de vendas, bem como as vendas de TV’s que registaram igualmente um abrandamento do crescimento do segmento UHD. Também os smartphones, na categoria telecomunicações, sofreram uma queda ligeira e o teletrabalho deu origem a uma queda dos computadores desktop.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos