Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
€37 mil milhões para PMEs: Comissão Europeia e Federação Europeia das Empresas Familiares alinhadas na saída da crise
2020-05-11

Thierry Breton, Comissário para o Mercado Único escreveu a Udo Vetter, Presidente da EFB, European Family Businesses (Federação Europeia das Empresas Familiares), para apoiar a estratégia das Empresas Familiares na sua resposta imediata à crise e na recuperação económica a médio e a longo prazo. A carta de Thierry Breton segue-se à comunicação da EFB a Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, dando-lhe conta da estratégia das Empresas Familiares, que representam cerca de 70% do PEB (Produto Europeu Bruto).

No Documento “Estratégia de Saída da Crise para as Empresas”, Udo Vetter realçou a importância da coordenação e o alinhamento entre a Comissão Europeia e os Estados Membros nos planos de recuperação e de definição de calendários, colocando em primeiro lugar a segurança e saúde dos trabalhadores. A EFB considera que é essencial aproveitar esta ocasião única para planear uma recuperação sustentável, incluindo a transformação digital e a descarbonização.

Na sua carta de 27 de Abril de 2020, Thierry Breton revelou a linha de apoio às SMEs (PMEs) no valor de EUR 37 mil milhões, ao abrigo do Coronavirus Response Investment Initiative, e confirmou que foi ativada a Rede Europeia para as Empresas (Entreprise European Network), que tem por objetivo coordenar os planos de apoio com os Estados Membros.

«É essencial garantir que Portugal seja devidamente e justamente incluído na repartição dos apoios às PMEs. Neste momento temos de assegurar que o dinheiro chega às empresas, para garantir a continuidade do negócio e a manutenção dos postos de trabalho.” Afirma Peter Villax, Vice-Presidente da European Family Businesses e Presidente da Associação das Empresas Familiares. Que sublinha ainda: «37 mil milhões de Euros de apoios para os 27 Estados Membros, dão direito a pelo menos 830 milhões de Euros para Portugal. Vamos coordenar os nossos esforços com o Governo Português para garantir que esta verba vai efetivamente chegar às Empresas Portuguesas”, concluiu.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos