Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Estudo sobre mudança de comportamento da audiência no universo digital face ao COVID-19
2020-04-06

A Thumb Media, o maior agregador e distribuidor de conteúdos no YouTube em Portugal e única empresa portuguesa certificada pelo YouTube, acaba de lançar um relatório com o propósito de perceber o comportamento da audiência e o consumo de vídeo online em Portugal durante estes tempos de pandemia e de estado de emergência, em que as pessoas estão em casa e acabam por acompanhar mais conteúdos no universo digital.

Durante o período de análise, que consistiu de 1 a 30 de março – altura em que houve a primeira confirmação de casos de COVID 19 no país e foi, posteriormente, decretado o estado de emergência, foram analisadas três plataformas de vídeos online - Facebook, YouTube e Instagram – tendo a pesquisa sido segmentada em dois momentos: visualizações relacionadas ao COVID 19 e visualizações totais nas plataformas. O objetivo passou por entender o que é que a audiência se encontrava a consumir durante este período de início de pandemia e verificar quais os meios de comunicação que tiveram mais audiência, por plataforma e quais as publicações que tiveram mais destaque, se as circunstâncias levaram a uma mudança no comportamento das audiências.

O que se verificou é que todas as plataformas tiveram um crescimento significativo durante o período em análise, tendo sido também o mês de março o mês com maior número de visualizações de 2020.

Na plataforma do YouTube, as categorias mais visualizadas e que mais cresceram, foram notícias e política, com um aumento de 115% de visualizações. O que esta análise também permitiu revelar e concluir, é que os grandes meios de comunicação não têm uma presença ativa na plataforma, o que fez com que os meios que já produziam conteúdo na plataforma, tivessem um grande crescimento em views, já que não existia tanta oferta no YouTube. Esta situação revela um gap na produção de conteúdo dessa categoria no YouTube em Portugal, podendo ser visto como uma oportunidade pelos meios para uma presença mais ativa no YouTube.

Categorias como educação, animais e saúde, tiveram também um crescimento significativo nesta rede social.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos