Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Consiga a melhor latência com a devolo
2020-03-12

Desde Fortnite até Overwatch, Rocket League ou League of Legends, jogar online nunca foi tão popular. Consolas baseadas na nuvem como a Playstation, Xbox ou Nintendo Switch triunfam no mercado. Os esports enchem estádios e o mobile gaming cresce sem parar. São tempos fantásticos para os jogadores, assumindo, claro, que todos têm uma ligação rápida e estável à Internet. Embora muitos dos jogos online não necessitem de altas velocidades, existe um indicador que permanece no centro das atenções: latência.

O que é a latência?

A latência é um parâmetro que reflete os tempos de resposta das ligações à Internet. Noutras palavras, a latência descreve o espaço de tempo entre o envio de um pacote de dados para um recetor de informação e a receção do pacote de resposta enviado de volta. Quando faz chamadas telefónicas através da Internet ou durante jogos online, uma boa latência é importante pois até pequenos atrasos podem rapidamente tornar-se percetíveis. Especialmente em jogos de ação, uma baixa latência permite-lhe reagir mais rapidamente do que os seus adversários. O seguinte princípio aplica-se: quanto mais reduzido o valor da latência, melhor.

Use estas dicas para otimizar a sua latência

Substitua o router

Se a latência não for baixa o suficiente, isto pode dever-se ao router. Um simples restart às vezes é suficiente. No entanto, os dispositivos dos fabricantes são frequentemente incapazes de prestar uma boa latência. A substituição para um equipamento melhor pode melhorar a latência.

Atualize o jogo

O problema por vezes deve-se a um erro na versão do jogo utilizada. Este erro pode já ter sido retificado numa versão atualizada. Uma atualização pode, portanto, contribuir para a redução da latência.

Reduza a transmissão de dados

O uso simultâneo de um grande número de dispositivos reduz a velocidade de transmissão de dados por dispositivo terminal, aumentando assim a latência para cada dispositivo terminal. O melhor a fazer é desligar os dispositivos que não são necessários. Mais largura de banda para o dispositivo de gaming específico fica disponível durante a sessão de jogo. Não é aconselhável usar ligações VPN ou serviços proxy.

Faça uma ligação no próximo servidor disponível

A região onde o servidor do jogo está localizado pode ser estabelecida em alguns jogos. Se possível, selecione um servidor próximo. A latência aumenta automaticamente com a distância que os dados transmitidos devem percorrer.

A melhor forma de aceder à Internet

O Wi-Fi é a tecnologia de ligação mais popular para jogadores casuais. A tecnologia de rádio é também perfeitamente adequada para a maioria destes jogadores. Por outro lado, uma rede Wi-Fi estável depende de muitos fatores externos. De maneira geral, paredes e tetos desaceleram o Wi-Fi. Isto conduz rapidamente a problemas se o router também estiver longe. A maioria dos jogadores profissionais preferem usar uma ligação direta ao router com um cabo LAN. No entanto, é habitual o router não se encontrar na divisão onde quer jogar os seus jogos. Neste caso, o Powerline é a melhor alternativa. A infraestrutura necessária aqui já está disponível em qualquer casa porque o Powerline usa a linha elétrica como se de um longo cabo de dados de tratasse. Os adaptadores Powerline como os da série Magic da devolo transmitem os sinais de Internet através da rede elétrica do router até à tomada necessária. Um novo ponto de acesso à Internet pode assim ser instalado rapidamente em qualquer divisão. Além de portas LAN, muitos dispositivos devolo também incluem a funcionalidade Wi-Fi com a nova tecnologia mesh. O Wi-Fi Mesh é altamente indicado para jogadores casuais e outras aplicações multimédia, como streaming de música e vídeo, por oferecer Internet sem fios de alta velocidade em toda a casa.

A solução ideal para longas distâncias

O Powerline oferece inúmeras vantagens quando comparado com soluções baseadas somente em Wi-Fi devido ao facto de longas distâncias em relação ao router, paredes grossas, aquecimento embutido ou tetos de betão reforçados poderem desacelerar o sinal Wi-Fi. Por outro lado, a tecnologia Powerline supera facilmente o problema das longas distâncias, oferecendo uma ligação à Internet com elevada estabilidade de transmissão a partir de qualquer tomada.

Disponibilidade e preços

O devolo Magic está disponível em versões LAN e Wi-Fi. O devolo Magic 1 é o produto de entrada de gama da série. O devolo Magic 1 WiFi Starter Kit está disponível por preços desde 99,90 €. O preço recomendado do devolo Magic 2 WiFi Starter Kit topo de gama é de 199,90 €. A devolo oferece 3 anos de garantia em todos os produtos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos