Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Garmin cresce 18% no quarto trimestre de 2019
2020-03-12

A Garmin anunciou os resultados financeiros relacionados ao quarto trimestre de 2019, no qual registou uma faturação global de 1.102 milhões de dólares, e que supõem um crescimento em 18% face ao mesmo período do ano anterior. No conjunto, as áreas de aviação, náutica, outdoor e fitness cresceram 24% face ao mesmo trimestre do ano anterior.

A empresa encerra assim o seu exercício fiscal de 2019 com uma faturação global de 3.758 milhões de dólares. Um valor com o qual a empresa volta a superar-se, como tem acontecido de ano para ano, obtendo um crescimento anual em 2019 de 12% face a 2018. No conjunto, as áreas de fitness, aviação, náutica e outdoor cresceram 18% face ao ano anterior. Além disso, a Garmin conseguiu uma margem bruta global de 59,5% e uma margem operacional de 25,2%, melhorando também aqui os valores face ao obtido no exercício anterior. A estes resultados soma o recorde alcançado com as receitas operacionais que ascenderam aos 946 milhões de dólares, traduzindo-se num aumento de 21% em relação a 2018.

Para Salvador Alcover, diretor geral da Garmin Iberia: “2019 foi um ano de grande crescimento graças a novas potentes e consolidadas linhas de produto, ampliadas durante o exercício fiscal 2019 com soluções que cobrem as necessidades dos nossos utilizadores. E entrámos em 2020, com o objetivo de, mais uma vez, superar-nos mediante a apresentação ao mercado de produtos inovadores que serão anunciados oportunamente. Estamos muito entusiasmados com tudo o que temos planeado para este ano fiscal.”.

Resultados por setor

Especificamente, a divisão Outdoor registou um crescimento de 16% com contribuições significativas dos relógios de aventura. Outro dos principais produtos deste setor é o InReach™, que, desde que foi lançado em 2011, tem facilitado as comunicações remotas para agilizar situações de resgate em mais de 4.000 incidentes SOS. Tudo isto traduz-se na importância da comunicação via satélite através das mensagens bidirecionais.

Por outro lado, a área de Fitness cresceu 34% no último trimestre do ano 2019, como resultado do amadurecimento das linhas de produtos existentes, integrando novos recursos, como treino animado e a possibilidade de controlar várias disciplinas a partir do próprio relógio. Assim, o novo vívoactive® 4 e o novo Venu® destacam-se por integrar exercícios animados, que permitem ver os exercícios no ecrã do relógio mesmo em movimento. Este último também possui uma qualidade de imagem surpreendente, graças ao seu ecrã AMOLED. Outro produto de destaque é o Swim® 2, a versão nova e atualizada do seu famoso relógio inteligente para natação, que agora se destaca por medir até a atividade em águas abertas.

O segmento náutico registou um aumento de 22%, impulsionado pela linha dos plotters, sondas e transdutores avançados e com o novo motor de arrasto, Force™. Além disso, durante este trimestre, a gama de plotters foi ampliada com as novas séries GPSMAP Plus e ECHOMAP® UHD.

Enquanto isso, o quarto e último trimestre de 2019 também significou um aumento de 22% no setor da aviação. Esse crescimento é baseado em várias categorias, especialmente ADS-B.

Por fim, a divisão automóvel registou uma queda de 15%, uma situação em grande parte devido à contração do mercado e à menor venda de OEM. A marca está comprometida, mais uma vez, a trabalhar intensamente na promoção de diferentes nichos de mercado, como a sua linha de câmaras Dash Cam, com especial destaque para o novo modelo Tandem, bem como os equipamentos para caravana e autocaravana Camper.

Realizações de 2019

Especificamente, no último trimestre de 2019, a excelência dos produtos da marca para motores de tração Force™ e GPSMAP 86i receberam o consagrado prémio de design Dame de Metstrade. A acrescer a esse reconhecimento, a empresa foi selecionada pela Ford para fornecer software de navegação para veículos elétricos no SYNC para o Mustang Mach-E.

Globalmente, houve muitas conquistas em 2019. A título de exemplo, a empresa foi selecionada pela BMW AG como o principal parceiro de projeto e produção de módulos para o BMW Group, reconhecendo a Garmin como fornecedor de nível 1 e uma das principais marcas do mundo. Além disso, e de acordo com a Forbes, a Garmin está no ranking das 5 melhores empresas para se trabalhar.

O ano de 2019 também permitiu à empresa concluir alguns negócios de aquisições estratégicas, a fim de fortalecer o seu portfólio de produtos. Assim, incluiu a Tacx®, fornecedora líder de bicicleta indoor. Da mesma forma, este ano foi o palco do lançamento de produtos de última geração, como o smartwatch fēnix® 6X Pro Solar, o primeiro relógio da marca, com uma função de carga solar.

Garmin, a aposta continua no desporto

A Garmin é uma empresa reconhecida que apoia o desporto em todas as suas disciplinas. De facto, a marca colabora globalmente nos eventos desportivos mais importantes. Aos grandes eventos desportivos em que a empresa é a patrocinadora do título, como o Garmin Titan Desert e o Garmin Team Trail, devemos adicionar a presença em eventos da região ibérica como a Maratona de S. Silvestre em Lisboa, a Maratona de Trinidad Alfonso EDP em Valência e a Maratona de Barcelona. Em todos eles, os participantes recebem o apoio da empresa, o que mostra que a Garmin está sempre ao lado dos atletas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos