Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

73% dos consumidores concordam que as experiências imersivas são o futuro
2020-02-18

Com a sociedade a mover-se para experiências sobre bens materiais, a procura por experiências imersivas está a aumentar, o que resulta na tecnologia a ser utilizada através de formas fascinantes e inovadoras para as marcas se conectarem com o público.

Estudos recentes demonstram que essas experiências são o caminho para chegar ao coração dos consumidores. Mais de dois terços (73% da amostra portuguesa deste estudo) acreditam que o experiencialismo - onde projeções em grande escala, displays interativos, hologramas, realidade virtual ou realidade aumentada - se tornarão no futuro de eventos. Isto está a criar uma necessidade nas empresas para adotarem o experiencialismo, com o objetivo de se conectarem melhor com os consumidores de hoje e se prepararem para ser bem-sucedidas, especialmente junto do público mais jovem.

Estes factos abrem uma nova oportunidade para as empresas de retalho e não só, começarem a aproveitar o poder do experiencialismo. Desde vídeo mapping e projeção, a hologramas, ao controlo por gestos, tracking facial e de movimento, as tecnologias imersivas podem e devem ser usadas pelas marcas para proporcionar experiências únicas que surpreendem e aprofundam o relacionamento cliente / marca.

O estudo europeu, levado a cabo pela empresa global de tecnologia Epson, intitulado "O futuro experiencial", destaca a importância de elementos imersivos e experienciais para o futuro de eventos e experiências, nas áreas do turismo, lazer e retalho - não apenas para 78% dos Millennials, mas também para inquiridos anteriores. Quase 7 em cada 10 Geração-Xers (75%) concordam que a experiência é o futuro dos eventos, juntamente com 74% dos Baby Boomers e 63% da Geração Z.

As descobertas mostram um claro incentivo financeiro para as empresas cumprirem essas expectativas - dado que 65% dos Millennials concordam que estariam dispostos a pagar mais por um bilhete com um elemento experimental, seguido por 59% da Geração X, 52% da Geração Z e 52% dos Baby Boomers.

O experiencialismo será crucial para pontos de atração e empresas de turismo e retalho, não apenas para atrair novos consumidores, mas também para incentivar a repetição de visitas e compras. Cerca de dois terços (64%) dos Millennials revisitariam um evento experimental, assim como a Geração X (65%) e mais da metade da Geração Z (56%) e Baby Boomers (59%) - demonstrando que as tecnologias experimentais ajudam a impulsionar os clientes a repetir visitas.

“As novas tecnologias estão a mudar drasticamente a maneira como as marcas se envolvem, entretêm e comunicam com seus públicos. A nossa pesquisa cria um forte call to action para que as empresas se concentrem na inclusão de elementos experienciais para os consumidores. Caso contrário, correm o risco de alienar e perder clientes, que podem recorrer a marcas concorrentes e outros eventos em busca de experiências superiores”, comenta Neil Colquhoun, Vice-Presidente da CISMEA e Professional Displays, Epson Europe B.V.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos