Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Linha de objetivas XEEN CF completada
2020-02-17

A marca global de óticas Samyang Optics anuncia a disponibilidade das compactas e leves objetivas cine prime XEEN CF 16mm T2.6 e 35mm T1.5 para baionetas PL, Canon EF e Sony E, completando a linha de cinco modelos XEEN CF. Graças às duas novas adições, a linha de objetivas cine prime XEEN CF está agora a oferecer o conjunto de cinco lentes primárias com cinco distâncias focais, incluindo: 16mm T2.6, 24mm T1.5, 35mm T1.5, 50mm T1.5 e 85mm T1.5.

Uma Viagem para Inovar e Liderar a Tendência Global de Filmagem

Depois de introduzir a marca de cinematografia profissional XEEN em 2015, a equipa XEEN teve reuniões detalhadas com cinematógrafos de todo o mundo e descobriu que existem necessidades crescentes de equipamento mais compacto e leve. Um dos desafios era que o material base, o aço, tinha que ser trocado uma vez que representava um limite na redução de peso. A equipa encontrou a fibra de carbono, que é usada em aerospaço, automóveis e equipamento desportivo devido à sua leveza e rigidez, mas este material é raramente utilizado para maquinaria de precisão dada a dificuldade na sua moldagem.

“Assim começou uma viagem até à inovação. Para encontrar a fibra de carbono foi preciso uma abordagem original, e moldar as delicadas fibras numa certa forma e tamanho com elementos de vidro no seu interior demorou vários meses mesmo para designers de I&D com décadas de experiência,” recorda o Gestor de Desenvolvimento de Produto. Para além disso, o custo elevado da fibra de carbono foi outro desafio a ser ultrapassado para que as objetivas pudessem ser obtidas tanto por cinematógrafos profissionais como amadores.

Vencendo o iF Design Award de Usabilidade e Design

A linha XEEN CF foi introduzida no final de 2019 como resultado de testes rigorosos. O uso de fibra de carbono no barril da objetivas XEEN CF torna-as mais leves, mas também mais resistentes que outras com barris metálicos. Em fevereiro de 2020, a linha XEEN CF foi galardoada com o prestigioso iF Design Award 2020 pelo seu design compacto e usabilidade integrando a robusta fibra de carbono. Mais especificamente, a sua consistência na alta qualidade de imagem para grandes sensores mantendo um tamanho compacto foi muito destacada.

O design futurista do corpo da objetiva com malha de fibra refletindo a criatividade dos cinematógrafos foi também aplaudido pela sua estética. “Estamos gratos pelo reconhecimento do design e praticidade pelo respeitado iF Design Award. Iremos continuar a inovar e a desafiar o status quo para introduzir o parceiro perfeito da cinematografia,” afirmou o Gestor de Desenvolvimento de Produto.

Compacta e Flexível para Diversas Situações de Filmagem

O “CF” em XEEN CF significa tanto “Fibra de Carbono” como “Compacta e Flexível”, destacando o tamanho compacto e a versatilidade das objetivas. Por exemplo, a XEEN CF 16mm pesa apenas 0,9kg e tem 82,3mm de altura. Este tamanho compacto reflete e lidera a tendência em cinematografia e videografia. É ideal não só para grandes sistemas cinematográficos, mas também para sistemas de drone e gimbal que requerem uma objetiva mais compacta e leve. A linha XEEN CF é também compatível com grandes sensores de câmaras, com o seu círculo de imagem de 43,3mm. Os cinematógrafos podem agora criar inúmeras imagens com uma só objetiva, desfrutando da flexibilidade da operação do equipamento.

Capture Emoções Delicadas em 8K

Como vice-presidente da ASC, Bill Bennett afirmou "as novas objetivas XEEN CF mostram caras da maneira mais elegante, com transições suaves e subtis ". Com suporte para 8K e a tecnologia única X-coating, os reflexos de luz interna são eficazmente controlados para criar uma estética distinta e efeitos dramáticos. Oferecem um bokeh consistente, subtil e detalhado quando aberto e tornam-se cristalinas quando fechadas. Isto permite aos realizadores maximizar as emoções delicadas dos atores, enquanto representam fielmente a cena.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos