Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Número de utilizadores que já fez compras através de redes sociais duplicou nos últimos cinco anos
2019-11-26

Quase 30% dos portugueses que têm perfil em redes sociais dizem já ter feito compras diretamente numa destas plataformas. Nesse sentido, o número de portugueses com perfil em redes sociais que já fez compras através destas plataformas duplicou nos últimos cinco anos. De acordo com a edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, desenvolvido pela Marktest, em 2013 esse volume quedava-se pelos 14,7%.

A grande maioria dos inquiridos (79,2%) que já fez compras em redes sociais diz ter efetuado a última compra através do Facebook e o grau de satisfação em relação à experiência de compra nestas plataformas é, em boa parte, positivo: 61,4% dos portugueses revelaram-se satisfeitos com o resultado da operação.

Apesar do crescimento de compradores e do grau de satisfação geral em relação às compras efetuadas em redes sociais, entre os 70,2% de inquiridos que ainda não realizaram compras nestas plataformas, a maior fatia (27%) assume não o ter feito ainda por desconfiança. Adicionalmente, 22,9% diz não o ter feito por gostar de fazer as suas compras em lojas ou noutros sites.

Os produtos mais comprados em redes sociais são roupa, calçado e produtos de eletrónica, jogos e informática.

A edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” revela também que 69,3% dos utilizadores de redes sociais recordam ter visto publicidade nas redes que utilizam.

No entanto, entre estes inquiridos, o agrado por ver publicidade dentro das redes, numa escala de 1 (não gosto nada) a 10 (gosto muito), não foi além de um valor médio de 4,6.

Entre as marcas concretas referidas de forma espontânea pelos inquiridos, o Continente, a Adidas, a Worten, a McDonald’s e a Meo foram as mais referidas pelos que recordam ver anúncios em redes sociais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos