A capital portuguesa tornou-se numa das principais regiões de interconexão de internet em todo o mundo. O tráfego de redes e de dados provenientes de África, mas também da América, pode fazer-se mais rapidamente para a Europa através da infraestrutura criada em Lisboa pela DE-CIX, operador de partilha de Internet a nível global.
A subsidiária da DE-CIX em Lisboa aproveita a grande quantidade de importantes ligações marítimas para abrir assim um novo capítulo da interconexão a nível mundial através da Península Ibérica, ajudando a canalizar o tráfego proveniente do continente africano e transatlântico.
Com efeito, a DE-CIX Lisboa, criada há apenas seis meses, acaba de alcançar os seus primeiros objetivos: mais de 20 clientes escolheram a capital portuguesa como ponte de ligação para o ecossistema de interconexão do operador alemão DE-CIX.
Em simultâneo, a DE-CIX lançou em Lisboa o GlobePEER Remote. Este serviço específico de interconexão DE-CIX oferece acesso direto ao DE-CIX em Frankfurt, o Internet Exchange líder mundial por pico de tráfego, além de abrir a porta para o maior ecossistema de interconexão do mundo. A partir de agora os utilizadores do DE-CIX Lisboa podem usar o acesso existente para aceder remotamente a outras localizações da DE-CIX, uma vez que as plataformas DE-CIX em Frankfurt, Hamburgo, Munique, Düsseldorf, Nova Iorque, Madrid, Marselha, Palermo e Istambul estão interconectadas, oferecendo acesso a milhares de redes de todos os continentes.
“A DE-CIX teve um lançamento muito forte em Portugal. Como previsto, estamos a receber muitos comentários positivos provenientes da região oeste de África, criando uma nova porta de entrada para a Península Ibérica e, desta forma, para a Europa. Em vez de usarem um distribuidor mais a norte, agora podem conectar-se à Europa de forma mais rápida, melhorando a qualidade da sua rede, economizando custos e, o mais importante, reduzindo o período de latência em comparação com a conexão de Londres. Os clientes podem diminuir a latência em pelo menos 30 milissegundos RTT [do inglês, Round Trip Time] – ou seja, o tempo de ida e volta de um sinal/informação entre dois pontos –, o que leva a uma melhoria da experiência do utilizador e que é fortemente percetível”, afirma Theresa Bobis, Diretora Regional do DE-CIX para a Europa do Sul.
"Esperamos, num futuro próximo, um aumento no tráfego de redes e dados no DE-CIX Lisboa, com mais e mais redes da América do Sul também a interconectarem-se na capital portuguesa", acrescenta Theresa Bobis.
A DE-CIX opera Internet Exchanges em 18 áreas metropolitanas de todo o mundo, sendo o DE-CIX Frankfurt a principal interconexão de redes a nível mundial, com um pico de tráfego de mais de 7 Terabits por segundo (Tbps).
Lançado inicialmente entre Frankfurt e Nova Iorque, o serviço GlobePEER Remote foi expandido progressivamente para outras latitudes, resultando num crescimento acelerado do serviço e num aumento de quatro vezes da procura por parte dos clientes, no ano passado.