Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

9.000 vendedores portugueses no eBay
2019-10-29

Durante a Conferência Tudo Sobre Ecommerce 2019, Anna Pelkin, Head of Business Development do eBay, revelou à plateia de 450 profissionais do sector que existem mais de nove mil vendedores portugueses no eBay, que já comercializaram mais de um milhão de itens. “Um vendedor português concretiza uma venda a cada 30 segundos no eBay, em média. E o consumidor luso compra algo na plataforma a cada quatro segundos. A moda é a categoria mais procurada. E os americanos são quem mais compra aos portugueses”, seguindo-se o Reino Unido e, também, a Espanha, adiantou então Anna Pelkin.

Vera Maia nota a evolução do país no sector, mas com algumas particularidades.

“As empresas portuguesas estão em franca transformação digital. Falta-lhes ainda, porém, a mentalidade de startup: criar, fazer e refazer e aprender durante o processo”, sustenta. “Portugal começa, cada vez mais, a atrair investimento nacional e internacional para as vendas online (B2B e B2C). Mas somos sobretudo ‘clientes’ do mercado internacional. Isso acontece talvez por uma questão de preço, porque somos excelentes produtores e temos dificuldade em criar e escalar marcas. A realidade é que nos faltam marcas e a trabalhar mais ao nível digital. Corremos, por isso, o risco de estagnar nas vendas eletrónicas”, argumenta a especialista.

Para Vera Maia, as recentes notícias sobre a criação de um polo logístico da Amazon em Portugal, ou da exportação de produtos “made” in Portugal para grandes marcas internacionais, “demonstram o potencial do nosso mercado, mas também destacam o facto de nos mantermos melhores operacionais do que criadores de tendências”.

A terceira edição da conferência aprofundará o tema “Otimizar a Conversão em Ecommerce”. A jornada de trabalho pretende “reforçar a mensagem do imenso potencial que ainda existe” no crescimento do e-commerce cá dentro, salienta Sónia Vieira da Costa, CMO & Digital Marketing Consultant na TSE.

Após ter crescido mais do dobro da primeira para a segunda edição (450 participantes), a Conferência TSE 2020 volta a ter as expectativas em alta, inclusive porque, para além de casos de sucesso portugueses, estão previstos conferencistas internacionais reconhecidos pelos seus contributos nos respetivos segmentos de atuação. Os bilhetes estarão brevemente à venda, na modalidade promocional Early Bird, com um custo de 79 euros até 7 de janeiro de 2020.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos