De acordo com os últimos dados do Analyst Context, o mercado de monitores na europa cresceu 3,2% no segundo trimestre de 2019. Os especialistas em monitores AOC e MMD (parceiros licenciados da marca Philips Monitors) duplicaram esse número em conjunto, ao aumentar o volume para 6,7%, mantendo a terceira posição de participação de mercado na Europa com 14,1%. A MMD contribuiu para esse aumento ao crescer 10,8% em volume comparativamente ao ano passado.
Respetivamente aos grandes monitores (68,6 cm - 27” e superior), as duas marcas juntas estão na segunda posição, com 14% de participação de mercado. Enquanto esse segmento de mercado cresceu 29,2%, as duas marcas juntas cresceram quase o dobro desse valor: 57,7%. A MMD e a AOC também observaram um crescimento significativo dos seus volumes individualmente: 53,3% para a MMD e 64% para a AOC. Ambas as marcas, em conjunto, estão em primeiro lugar na Rússia, Benelux, Ucrânia, Polónia, Itália, República Checa e Eslováquia. Só a MMD está na primeira posição no segmento de monitores de 27” ou superior, na Benelux e na Ucrânia.
O mercado geral de monitores continua a crescer, graças à procura de monitores de alta resolução (QHD e UHD), ultra-wide, curvo e de tamanho grande, além de tecnologias inovadoras que contribuem para uma maior produtividade e facilidade de uso. Outro fator-chave é o setor de jogos, que também está a aumentar cada vez mais.
“Na AOC e na MMD (Philips Monitors) trabalhamos com características cada vez mais inovadoras em muitas áreas distintas, incluindo design, qualidade de imagem, ergonomia e facilidade de uso, além de facilidade e sustentabilidade ambiental. Estas inovações ajudaram ao crescimento do volume, e por isso, continuamos a aumentar a nossa presença no mercado a cada trimestre que passa”, afirma Stefan Sommer, diretor de marketing e gestão de negócios da Europa.
A AOC impressiona com um amplo e inovador portfólio de monitores de jogos de alto nível. Além disso, o crescente portfólio de monitores profissionais da AOC para pequenas e médias empresas e o setor público é altamente competitivo e bem recebido pelo mercado.
Também a MMD cresceu significativamente, graças às suas soluções inovadoras de conectividade, como: a USB-C docking station funcional e para aumentar a produtividade; Soluções ecológicas, como “o monitor mais ecológico do mundo”; PowerSensor, que deteta a ausência do utilizador e reduz o consumo de energia em 80%; A webcam pop-up que pode ser escondida para aumentar a segurança; o cabo "híbrido" USB-C e USB-A para conectar dispositivos antigos e novos à docking station USB-C do monitor; e a nova linha de jogos dedicada aos jogadores de consolas – O Momentum.
Em Portugal, o mercado de monitores cresceu 11,2%. O mercado de grandes monitores (27” e acima) em comparação, cresceu 14,41%. A AOC e a MMD juntas têm a terceira maior participação de mercado em Portugal neste segmento, com 14,5% de participação de mercado.
"No mercado de monitores português, acompanhámos o crescimento do mercado no segmento de monitores grandes e até o superámos. Agora, temos uma participação de mercado de 16,1% nos monitores do segmento 27” e acima”, afirma Agustin de los Frailes, gestor da AOC e MMD na Península Ibérica.