O sector do retalho alimentar do Reino Unido registou um aumento de 0,5% nas vendas nas 12 semanas até 8 de setembro, de acordo com os últimos números da Kantar. No entanto, os chamados “Big Four” registaram uma queda de vendas neste período.
De acordo com os dados, a Tesco, o maior operador de supermercados do Reino Unido, com 26,9% de quota de mercado, assinalou uma queda de 1,4% nas vendas, enquanto a Sainsbury’s, com uma quota de 15,3%, contraiu 0,1% e a Asda (15,1% de quota) perdeu 1%.
A Morrisons, que viu a sua quota de mercado cair para abaixo de 10% (9,9%), teve um declínio de 2% nas vendas, segundo os dados da Kantar.
Entre os “Big Four”, a Sainsbury apresentou o desempenho mais forte, de acordo com a consultora, com a sua estratégia de “Price Lockdown” (bloqueio de preço), atraente para os compradores.
Também houve pontos positivos para a Tesco, incluindo as vendas de produtos free-from, que subiram 11%, e das suas próprias gamas de valor, como Redmere Farms e Creamfields.
Desempenho
O retalhista com o melhor desempenho no período analisado foi a Ocado, que teve um aumento de 12,7% nas vendas, ficando com 1,4% do mercado. Gelado, queijos e vinho espumante tiveram crescimento superior a 20%.
Os discounters também apresentaram um forte desempenho, com o Aldi (8,1% de quota) a registar um aumento de 6,3% nas vendas e o Lidl (6% de quota) a crescer 9,2% 618 mil compradores adicionais visitaram as lojas Lidl.