A Marantz, uma empresa líder em tecnologias de áudio avançadas, anuncia hoje o recetor de rede estéreo de alta performance NR1200, criado para oferecer uma reprodução musical de alta fidelidade a partir de um chassis fino que inclui todas as funcionalidades e conectividade modernas que os consumidores exigem.
O Marantz NR1200 foi desenvolvido de raiz como um recetor de dois canais de alto desempenho que permite que todos desfrutem de uma experiência de entretenimento superior àquela oferecida por uma tradicional barra de som – e sem fazer o salto para um AVR multicanal, que pode ser intimidante de instalar e configurar. Com 10 anos de experiência em desenho de componentes elegantes e poderosos, mais finos que a altura de uma jewel case de CD, o NR1200 permite uma integração perfeita em qualquer espaço de entretenimento sem comprometer o desempenho.
Os engenheiros da Marantz foram cuidadosos a selecionar e otimizar o NR1200 através de extensas sessões de audição em instalações dedicadas na Europa e Japão, usando apenas as peças de áudio HiFi mais nobres. No seu núcleo, o NR1200 possui uma novíssima secção de amplificação de alta corrente com 75 watts por canal que é capaz de alimentar qualquer coluna com facilidade. O design de circuito possui amplificadores de potência simétricos à esquerda e à direita, partilhando uma fonte de alimentação centralizada com enrolamento independente em cada função crítica. Além disso, o recetor estéreo possui dois DACs separados por canal, melhorando a relação de sinal para ruído e oferecendo um som mais claro a partir de fontes com sinal de muito baixa resolução.
Com HEOS integrado, os utilizadores podem desfrutar de Spotify (Free e Premium), Amazon Music, Tidal, TuneIn Internet Radio, entre outros, ou música a partir de bibliotecas de ficheiros locais através da app HEOS. O HEOS também permite levar a música para qualquer divisão em casa usando colunas, sistemas ou componentes compatíveis com HEOS para uma experiência de entretenimento em casa sem fios. O conteúdo por streaming pode ser facilmente reproduzido via Bluetooth ou Apple AirPlay 2. O rádio digital pode ser usado sem distorção graças ao sintonizador DAB+, enquanto os amantes do vinil podem facilmente ligar o seu gira-discos à entrada phono do NR1200. O andar phono HDAM proprietário da Marantz no NR1200 supera outras soluções de amplificadores operacionais, oferecendo a clareza e detalhe característicos da Marantz.
Para conectar leitores de Blu-ray, set-top boxes ou consolas de jogos, o NR1200 inclui 5 entradas HDMI, cada uma com suporte para os mais recentes standards, incluindo HDCP 2.3, vídeo Ultra HD 4K a 60Hz, sub-sampling Pure Color 4:4:4, HLG, High Dynamic Range (HDR10), vídeo 21:9, 3D e pass-through BT.2020, simplificando a configuração geral. As entradas HDMI renomeia-se automaticamente em função da informação fornecida pela fonte. Além disso, o NR1200 faz “down-mix” automático a todos os formatos surround para uma reprodução perfeita de qualquer áudio de filme.
Os utilizadores do NR1200 podem tirar partido do controlo por voz e total flexibilidade a partir dos principais serviços de voz como Amazon Alexa, Google Assistant ou Apple Siri. Podem usar comandos de voz para iniciar a reprodução da musica, aumentar ou diminuir o volume, saltar para a próxima faixa, selecionar entradas, entre outras opções. Os utilizadores podem alternar entre serviços de voz ou escolher o seu favorito.
Com uma atualização de firmware agendada para o final do ano, os utilizadores poderão conectar facilmente os seus auscultadores Bluetooth ao recetor, com a opção de escolher entre reproduzir apenas através dos auscultadores ou simultaneamente através dos auscultadores e das colunas, inclusive em modo surround. Neste cenário de utilização, poderá controlar o volume nos auscultadores individualmente.
O Marantz NR1200 estará disponível no mercado português em setembro através da Sarte Audio Elite, com um acabamento em preto ou silvergold, por 649 €.