Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal na linha da frente em termos de largura de banda
2019-07-08

Internet rápida em todo o lado? Em Portugal, essa realidade está cada vez mais próxima, como demonstra o atual Speedtest Global Index realizado pela Ookla, empresa que reúne estas estatísticas ao compilar os resultados de milhões de testes de velocidade feitos por utilizadores em todo o mundo. E, no ranking, Portugal está bem posicionado. Isto faz com que uma forte rede doméstica seja ainda mais importante para que os utilizadores possam tirar o máximo proveito das suas ligações rápidas à Internet.

Portugal navega "sem travões"

A uma velocidade média de download de 85,59 Mbps, as ligações à internet em Portugal são na verdade muito mais rápidas do que a média global, que é de 59,6 Mbps. De acordo com o Speedtest Global Index, falamos de um valor que consegue alcançar a 27.ª posição. O ponta de lança global é a Singapura com 199,39 Mbps, mas entre os nossos vizinhos europeus, encontramos a Alemanha em 31.º lugar com 74,41 Mbps e a Itália em 46.º lugar, registando apenas 53,37 Mbps.

Expansão de fibra ótica: ligações rápidas em vez de redes lentas

Este desempenho impressiona, mas não surpreende. A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) publicou em fevereiro de 2019 números relativos ao segundo trimestre de 2018, os quais revelavam que um total de 42% das ligações de banda larga em Portugal usavam fibra ótica, um aumento considerável em relação ao resultado do período homólogo em 2015, que era de 24%.

O Wi-Fi demonstra problemas

O facto da infraestrutura de banda larga em Portugal estar muito para além dos valores alcançados por outros países torna ainda mais crucial tirar o máximo proveito das velocidades de transmissão disponíveis. Como a instalação de cabos é muitas vezes difícil, inestética, ou até mesmo impossível entre vários andares de um prédio, os repetidores de Wi-Fi são uma solução comum. Mas os repetidores têm os seus próprios problemas, incluindo cortes na ligação, interrupções em videochamadas e baixas resoluções durante streaming. O motivo? Os repetidores usam o Wi-Fi como um "alicerce" técnico, mas paredes e tetos ainda são obstáculos consideráveis para o Wi-Fi.

Poderoso Wi-Fi com o Powerline

Mas há outro modo de solucionar o problema: uma combinação entre a tecnologia avançada Powerline e funções Wi-Fi de última geração permitem que a velocidade da Internet fornecida por um ISP alcance qualquer e todos os dispositivos – sem falhas de transmissão.

Neste cenário, a tecnologia Powerline usa a infraestrutura elétrica para transportar o sinal de internet à tomada desejada. Desta forma, tetos e paredes robustas já não são um obstáculo. Os novos adaptadores Powerline também possuem funções de Mesh Wi-Fi integradas. Esta nova tecnologia Wi-Fi lança uma "malha" sobre uma habitação, levando o Wi-Fi a todos os cantos e recantos da casa. Ao combinar a mais recente tecnologia Powerline e o Mesh Wi-Fi, pode fazer uma videochamada enquanto caminha do sótão para a cave sem nenhuma lentidão ou quebra na ligação.

Produtos como o devolo Magic, o qual inclui a mais recente geração de circuitos de alto desempenho Powerline, também oferecem reservas de capacidade suficientes para a expansão da fibra ótica com velocidades de ligação muito superiores, proporcionando um Wi-Fi rápido em toda a casa.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos