Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal com uma das maiores descidas nas vendas do comércio a retalho em abril
2019-06-14

O volume do comércio a retalho, ajustado dos efeitos da sazonalidade, diminuiu, em abril, comparativamente com o mês anterior, 0,4% na zona euro e 0,3% na União Europeia a 28, segundo os dados do Eurostat.

Em março, o volume do comércio tinha-se mantido inalterado na zona euro e aumentado 0,3% no conjunto da União Europeia.

Em comparação com o mesmo mês de 2018, o índice aumentou 1,5% na zona da moeda única e 2,9% na União Europeia a 28.

Concretamente, em abril, comparativamente a março, na zona euro, as vendas no comércio a retalho diminuíram 0,4% no caso dos produtos alimentares, bebidas e tabaco, em igual proporção para os produtos não alimentares e aumentaram 0,1% no combustível para automóveis.

Na União Europeia a 28, o índice também diminuiu 0,4% nos bens não alimentares, 0,2% nos alimentos, bebidas e tabaco e em igual medida no combustível.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores descidas foram registadas na Alemanha (2%), Portugal (1%) e Croácia (-0,9%), enquanto os maiores aumentos ocorreram na Suécia (2,4%), Eslovénia (2%) e Malta (1,4%).

Em termos homólogos, face ao mesmo mês de 2018, na zona euro, o volume do comércio a retalho aumentou 1,5% nos alimentos, bebidas e tabaco, 1,3% no combustível automóvel e 1,2% nos produtos não alimentares.

No conjunto da União Europeia, o índice aumentou 3% no caso dos bens não alimentares, 2,7% nos alimentos, bebidas e tabaco e 1,9% no combustível.

As maiores subidas foram verificadas na Eslovénia (12,7%), Lituânia (10,2%) e Irlanda (10,1%), enquanto as maiores descidas foram assinaladas na Alemanha (-0,9%) e na Bulgária (-0,2%).

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos