Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
OMC adverte para a desaceleração do crescimento do comércio mundial
2019-03-01

O último indicador das perspetivas do comércio mundial da Organização Mundial do Comércio (OMC) chama a atenção para a probabilidade que a debilidade do comércio persista até ao primeiro trimestre.

A leitura mais recente do indicador situa-se em 96,3, o valor mais baixo desde março de 2010 e abaixo da referência de 100.

De acordo com a OMC, esta debilidade foi impulsionada por fortes quedas nos índices e componentes, “que parecem estar sob a pressão de tensões comerciais elevadas”. Os índices de pedidos de exportação (92,5), frete aéreo internacional (96,8), produção e venda de automóveis (92,5), componentes eletrónicos (88,7) e matérias-primas agrícolas (94,3) mostraram desvios de tendência mais fortes, aproximando-se ou ultrapassando os mínimos anteriores desde a crise financeira.

A OMC alerta que estes desenvolvimentos sublinham a urgência de reduzir as tensões comerciais que, juntamente com os riscos políticos contínuos e a volatibilidade financeira, poderiam antecipam uma desaceleração económica mais ampla.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos