Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sony anuncia um upgrade da câmara α9 sustentado numa importante atualização de software
2019-01-28

Novas edições de software para garantir um melhor desempenho da AF e nova funcionalidade para a aclamada câmara full-frame da Sony

A Sony anunciou um importante upgrade para a sua câmara α9sem espelho, o qual será disponibilizado através de uma atualização do software.

Na revolucionária câmara α9da Sony, serão efetuadas várias melhorias significativas que incidirão no desempenho do seu premiado sistema de focagem automática (AF) e na qualidade da imagem, sendo também introduzidas novas funcionalidades destinadas a melhorar o fluxo de trabalho geral dos fotógrafos profissionais. Além disso, serão disponibilizadas novas atualizações de software para as câmaras α7R IIIe α7 III, as quais terão também as mais recentes melhorias "Real-time Eye AF" e funções de gravação com intervalo.

Software 5.0 e 6.0 para α9

A nova versão de software 5.0 para α9oferece a nova função "Real-time Tracking" desenvolvida pela Sony para seguimento de objetos. Esta função usa o mais recente algoritmo da Sony, incluindo o reconhecimento de objetos baseado na inteligência artificial e processa a cor, a distância (profundidade) do sujeito e o padrão (luminosidade) como informação espacial, para garantir que todos os sujeitos são captados com elevada precisão. Além disso, ao fotografar ou gravar pessoas ou animais[i], a posição do rosto e do olho é reconhecida por IA e os olhos do sujeito são monitorizados em tempo real com extrema precisão de seguimento. A função "Tracking On" ajuda a iniciar o "Real-time Tracking" em qualquer momento através de uma simples pressão de botão personalizado[ii]e a função "Touch Tracking" ativa-se rapidamente através do ecrã tátilii.

Adicionalmente, com esta nova versão 5.0 do software, a aclamada câmara α9da Sony será dotada de uma função "Real-time Eye AF", a mais recente versão da aclamada tecnologia Eye AF da Sony. Esta nova e entusiasmante função permite reconhecer objetos com base em inteligência artificial para detetar e processar dados da localização ocular em tempo real, resultando numa maior precisão, velocidade e desempenho de seguimento do sistema Eye AF. Em todos os modos de focagem automática, a câmara deteta agora automaticamente os olhos do sujeito e ativa o sistema Eye AF com meia pressão no obturador. No modo AF-C, a câmara segue facilmente os olhos do sujeito. Além disso, o novo software permite que os fotógrafos definam o olho preferencial (esquerdo ou direito) do seu sujeito como ponto focal.

Outras funções de focagem que serão disponibilizadas com o novo software incluem o Touch Pad, o Touch Tracking, uma gama alargada de abertura AF de deteção de fases que tem sido aumentada desde o F11 ao F16 e um sistema de AF híbrida rápida para captação de vídeos, que oferece uma focagem automática suave ou gravação de filmes.

A qualidade da imagem também foi melhorada com o novo software 5.0 da câmara α9. Esta melhoria é sobretudo visível ao nível da reprodução das cores, uma vez que a câmara consegue detetar com maior precisão as mais subtis mudanças de luz, oferecendo gradações de tom mais suaves e naturais em elementos como o céu. Foi ainda adicionado um novo algoritmo AWB, que produz imagens mais equilibradas e consistentes em situações de disparo contínuo. Outras funções para um controlo eficiente e gestão de dados incluem a melhoria do menu My Dial e Dual Slot, as funções de classificação e de proteção.

O novo software oferece ainda compatibilidade com a nova aplicação "Imaging Edge Mobile"[iii]da Sony, a sucessora da "PlayMemories Mobile™". A nova aplicação oferece várias novas funcionalidades, como a aplicação móvel add-on "Transfer & Tagging"[iv]que contribui para um melhor fluxo de trabalho dos profissionais - permitindo aos fotógrafos transferir imagens das suas câmaras para smartphone sem necessidade de interromper a captação de imagens[v], disponibilizando ainda apoio para inclusão de metadados IPTC[vi]nas imagens transferidas. Esta é uma adição muito bem-vinda após a recente atualização do software 4.0 na câmara α9, que melhorou significativamente as capacidades da câmara ao nível das transferências de FTP.

A versão 6.0 de firmware para a câmara α9disponibiliza a função Eye AF para olhos de animais, uma evolução fantástica para fotógrafos da vida selvagem. Também oferece uma funcionalidade de disparos intervalados para a criação de vídeos em "time-lapse"vii.

A nova versão 5.0 de atualização do software do sistema será lançada em março de 2019 e a versão 6.0 está prevista para o verão de 2019.

Versão de software 3.0 para os modelos de câmara α7R III e α7 III

As populares câmaras full-frame α7R IIIe α7 IIIda Sony terão um melhor desempenho "Real-time Eye AF" com a nova versão 3.0 do software. A função estará disponível no modo AF-C com uma simples meia-pressão no obturador. A função "Real-Time Eye AF" para animaisitambém estará disponível.

Além disso, as câmaras serão dotadas de uma funcionalidade de gravação com intervalo que permitirá a criação simples de vídeos em "time-lapse"[vii]. Esta nova funcionalidade pode ser definida entre 1 e 60 segundos, com um número total de disparos de 1 a 9999. A sensibilidade de seguimento AE pode ser ajustada para "High", "Mid" ou "Low" durante os disparos intervalados, permitindo reduzir as alterações na exposição ao longo do intervalo de disparo.

A nova versão 3.0 de atualização do software do sistema será lançada em abril de 2019.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos