ERP Portugal, Worten e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promovem ação de reflorestação
A ERP Portugal, em parceria com a Worten e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, promoveu no dia 29 de novembro, no seguimento da campanha ‘Troca por Troca’, uma ação de reflorestação em Oliveira do Hospital, um dos municípios mais afetados pelos incêndios de outubro de 2017.
A campanha ‘Troca por Troca – Plantamos uma árvore por cada equipamento usado’ decorreu entre 5 a 8 de junho deste ano e apelou à entrega de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida nas lojas Worten de Portugal e Espanha. Esta campanha teve como objetivo converter todos os aparelhos entregues em loja e recolhidos ao domicílio em árvores, para assim reflorestar as zonas atingidas pelos incêndios ao nível da Península Ibérica.
A iniciativa resultará na plantação total de 3700 árvores, entre medronheiros, carvalhos e tílias, na zona entre Vale de Maceira e Colcurinho, Santuário de Nossa Senhora das Preces. A ação simbólica foi assinalada com a plantação de 12 tílias, e contou com a presença de representantes da ERP Portugal, Worten, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, e alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Tanto esta escola como a EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil darão seguimento à plantação de mais árvores nos próximos dias.
Para Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, ”a mobilização de comportamentos ambientais está na base das iniciativas de sensibilização da ERP Portugal, pelo que a ideia de nos associarmos a esta campanha foi bem acolhida desde o primeiro momento. Trata-se de um excelente exemplo do objetivo final destas dinâmicas, ou seja, envolvimento da comunidade, através do encaminhamento adequado dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, assegurando a sua reciclagem. A vertente ambiental da sustentabilidade aliou-se à componente social.”
Inês Drummond Borges, Diretora de Marketing da Worten, defende que esta iniciativa, “reforça o facto de a sustentabilidade ambiental ser um eixo central da política de responsabilidade social da nossa empresa. Além disso, esta ação em concreto aproxima-nos realmente das comunidades onde estamos inseridos e isso, para nós, é muito importante”.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, enaltece, “a responsabilidade social destas empresas e o caráter solidário da iniciativa através da qual é possível reflorestar terrenos no concelho de Oliveira do Hospital, dando continuidade ao trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver com o envolvimento de vários parceiros e da comunidade, sobretudo os nossos alunos”.