Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

89% dos portugueses vão comprar na BLACK FRIDAY
2018-11-20

O conceito é importado dos Estados Unidos da América, mas já foi adotado em pleno pelos consumidores em Portugal. De acordo com um estudo realizado a 1000 indivíduos do painel online da Netsonda, 99% dos portugueses conhece perfeitamente a campanha Black Friday, metade já comprou produtos durante a promoção e 89% refere que o irá fazer também este ano.

Cabaz médio de cada português

Este estudo Worten/Netsonda, realizado em outubro, refere que 254,40€ será o valor médio que os portugueses tencionam gastar, este ano, na Black Friday, com 75% a assumir que irá gastar mais ou o mesmo face a 2017. Apenas 24% tenciona gastar menos.

Um consumo egoísta?

Diz-nos o estudo Worten/Netsonda que 86% dos portugueses aproveita a campanha Black Friday para comprar produtos para si próprio. Ou seja, se as campanhas de Natal estão mais direcionadas para os familiares e amigos, mencionando os presentes que nos falta ainda comprar para oferecer a essas pessoas, a Black Friday terá uma finalidade mais “egoísta”, apelando a um consumo mais individualista. Ainda assim, o mesmo estudo refere que metade dos portugueses compra produtos para oferecer ao/à companheiro/a durante a Black Friday.

Millennials são quem mais compra

Dos 50% que diz já ter comprado durante a Black Friday, 64% tem entre 18 e 24 anos e 55% tem entre 25 e 34 anos de idade. O que significa que a geração dos Millennials é a que mais compra no âmbito da Black Friday. Um facto que poderá estar associado às novas gerações serem tendencialmente mais permeáveis aos conceitos internacionais (veja-se o caso também recente do Halloween – uma prática cada vez mais comum junto dos mais novos e até de grande parte das escolas públicas e privadas em Portugal).

Black Friday = Worten

56% dos portugueses associa a campanha Black Friday à Worten, o que coloca a marca como a insígnia mais recordada neste âmbito. Aliás, a marca referida em 2.º lugar tem uma diferença de 21% face à Worten, registando 35% de recordação espontânea.

Das quatro categorias de produto mais procuradas na Black Friday – Moda/Acessórios (55%), Tecnologia (39%), Eletrodomésticos (21%) e Perfumes/Cosméticos (19%) – a Worten vende duas, o que justifica, em parte, o maior fluxo de visitas às lojas Worten e a Worten.pt durante a campanha.

Black Friday é omnicanal

As compras durante a Black Friday serão feitas numa lógica omnicanal. De acordo com o estudo Worten/Netsonda, 53% irá comprar tanto online como offline, 23% irá comprar apenas em loja física e 12% refere que irá adquirir os seus produtos apenas online.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos