Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Empresas portuguesas abaixo da média europeia na aplicação de Inteligência Artificial
2018-10-10

Acaba de ser apresentado o estudo “Inteligência Artificial na Europa”, desenvolvido pela EY em nome da Microsoft, que revela que as empresas portuguesas estão abaixo da média europeia no que diz respeito à aplicação de Inteligência Artificial (IA) na sua atividade. Esta conclusão resulta do facto de 45% das empresas nacionais não ter ainda iniciado qualquer piloto de IA, por comparação à média europeia, de 29%. Apesar disso, 82% das empresas nacionais revelam ter programada a entrada em fase piloto ou o lançamento de iniciativas de IA. Estes indicadores demonstram que a introdução desta tecnologia no tecido empresarial português está a crescer, mas há ainda muito trabalho a fazer para o país alcançar a maturidade desejada.

68% das empresas revelaram que a introdução de IA nas suas organizações é um assunto relevante para as respetivas administrações. No entanto, os colaboradores não executivos portugueses não partilham da mesma opinião, o que constitui um dos mais baixos indicadores da Europa. A demonstrá-lo está o facto de 50% das empresas portuguesas dizer que a IA é gerida numa lógica “Top-Down”, enquanto a média europeia é de 35%.

Ainda assim, 64% das empresas nacionais reconhece que a IA vai ter um impacto significativo nas respetivas indústrias, nomeadamente, através do surgimento de novas empresas e startups, bem como de novos produtos, serviços e modelos de negócio. Um valor acima da média europeia, que se situa nos 37%, e que tem motivado um crescente investimento das empresas nesta área.

Verifica-se também que a IA é a grande prioridade digital das empresas portuguesas e que estas soluções estão, sobretudo, concentradas nas áreas de TI, Digital, Serviço a Cliente e Investigação & Desenvolvimento.

Neste estudo, é também destacado o top 3 de riscos identificados para o negócio: obrigações regulamentares encabeçam a lista, com mais de 50% das empresas nacionais a considerar que são necessárias guidelines claras e regulamentos quando se implementam soluções de IA. O impacto no pessoal e o overload de informação e de dados foram ainda destacados como desafios para a implementação.

Destaque ainda para o facto das empresas portuguesas elegerem a aprendizagem mecânica e os robots inteligentes como as tecnologias de Inteligência Artificial mais relevantes, apesar das soluções que mais utilizam sejam as de previsão e automação.

Paula Panarra, General Manager da Microsoft Portugal, afirma que “a Inteligência Artificial está aqui para ficar e é foco para a Microsoft há já vários anos. O ritmo a que evolui agora, no entanto, não tem precedentes. O impacto que a Inteligência Artificial pode ter no planeta – em pessoas e negócios – provam o seu potencial. É inspirador ver a forma como pode ajudar em diagnósticos médicos, na área da saúde, como serve de acelerador de inovação nas organizações e como ajuda a transformar a administração pública ou os serviços a clientes e cidadãos – sendo que as áreas de otimização de operações e relação com os clientes são já das mais avançadas. É interessante perceber, com este estudo, que as organizações priorizam a compreensão da IA e antecipam um elevado impacto nos negócios. Embora a maioria das organizações esteja ainda na fase de implementação de projetos-piloto, o impacto esperado é muito elevado quer no core do negócio, quer em novos produtos que surjam como resultado da aplicação de soluções de Inteligência Artificial. Este estudo ajuda-nos a sensibilizar as organizações para a necessidade de abraçar esta tecnologia enquanto potenciadora do engenho e da capacidade humana. A Microsoft Portugal está ao lado das organizações nacionais por forma a apoiá-las neste caminho”.

Por sua vez, Jorge Nunes, Partner da EY Portugal, declara que “encontramo-nos num período de profunda transformação tecnológica e, por isso, temos de encarar esta fase com otimismo, acreditando que a inovação e o desenvolvimento vão tornar as sociedades mais produtivas e capazes de resolverem os seus desafios. O estudo que agora apresentamos não poderia, por isso, ser mais relevante, pois analisa a forma como a IA já está a revolucionar os negócios e as organizações portuguesas, deixando igualmente algumas perspetivas sobre o impacto que poderá ter nas organizações.”

Recorde-se que Inteligência Artificial é definida pela capacidade de uma máquina desempenhar ações cognitivas normalmente associadas ao ser humano, tais como o raciocínio lógico, a resolução de problema e o processamento de elevados volumes de dados. Inclui, por isso, soluções de previsão, automação, identificação de tendências, personalização e prescrição.

O estudo “Inteligência Artificial na Europa” foi desenvolvido através de um inquérito e de entrevistas realizadas junto de gestores e especialistas em TI, de mais de 277 empresas europeias, 22 das quais portuguesas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos