EDP desafia comunidade tecnológica a analisar dados da empresa e a criar soluções disruptivas
A EDP vai disponibiliza os dados operacionais de vários negócios em que opera numa plataforma online, que vai estar aberta e disponível para a comunidade. O projeto chama-se EDP Open Data e está a ser lançado com dados técnicos de alguns dos parques da EDP Renováveis, eólicos e solares, e qualquer pessoa pode ver e analisar a produção de energia limpa, a disponibilidade das turbinas e painéis, as condições meteorológicas e outros dados técnicos do grupo EDP.
A plataforma está a ser apresentada no evento Hack the Wind, que começa hoje em Hamburgo, na Alemanha, e onde se reúnem os principais players do setor. A EDP, em colaboração com a KIC InnoEnergy, lançou um hackaton à comunidade tecnológica que segue este evento: encontrar soluções para problemas operacionais das turbinas eólicas. As equipas que encontrarem as melhores soluções, receberão um prémio de até 7 mil euros.
A plataforma Open Data vai manter-se online depois do Hack The Wind e o objetivo é que, em breve, disponibilize dados de outras unidades de negócio do grupo, que está presente em 16 países, na geração, distribuição e comercialização de energia.