Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Gonçalo Lobo Xavier é o novo Diretor Geral da APED
2018-07-26

Gonçalo Lobo Xavier assume a direção geral da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição no início de setembro. Com um percurso profissional ligado à indústria, inovação, ao conhecimento e às questões económicas e sociais da União Europeia, o novo diretor geral vai defender a afirmação de um sector cada vez mais competitivo e moderno, com o foco permanente no consumidor.

Gonçalo Lobo Xavier foi assessor na Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, onde cooperou nas áreas de promoção de serviços e na identificação de oportunidades e prospeção de mercados. É membro indicado pela CIP - Confederação Empresarial de Portugal do Comité Económico e Social Europeu (CESE), órgão consultivo da União Europeia, onde foi Vice-Presidente com o pelouro da Comunicação até abril de 2018.

Integra também a Comissão Executiva da Unidade de Missão PORTUGAL IN, que tem por objetivo fomentar a captação de investimento direto estrangeiro à margem do Brexit e é Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do HORIZON 2020.

Durante 12 anos, desempenhou o cargo de Diretor Executivo da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET), tendo obtido aqui uma visão abrangente de temas relacionados com inovação e transferência de tecnologia em vários setores industriais.

O novo diretor geral da APED é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, tem várias formações nas áreas da internacionalização e liderança na Porto Business School e fez o “Orchestral winning performance leadership” course no IMD International School em Lausanne em julho de 2017.

Jorge Jordão, presidente da APED, considera que a experiência de Gonçalo Lobo Xavier “será uma mais valia para um sector relevante da economia nacional e que está em permanente modernização. Com ligações à inovação, ao conhecimento e às empresas o novo diretor geral da APED é a pessoa indicada para preparar o sector para os novos desafios da economia digital”.

Gonçalo Lobo Xavier considera que “a distribuição vive hoje um momento único com novos desafios e a adoção de práticas que estão a contribuir para uma maior sustentabilidade e consciência ambiental, sendo por isso uma enorme responsabilidade e honra poder contribuir para este desígnio”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos