Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Tempo de espera e trocas são os maiores problemas do comércio online - Observador Cetelem
2018-06-26

Embora os portugueses estejam a comprar cada vez na Internet e percecionem este serviço como positivo existem alguns aspetos a melhorar. Em muitos casos, estes acabam mesmo por desmotivar os portugueses de fazer compras online. O estudo do Observador Cetelem eCommerce verificou junto dos portugueses que motivos são esses.

O estudo do Observador Cetelem eCommerce quis saber quais as maiores críticas dos consumidores nacionais ao comércio eletrónico. E entre os aspetos mais negativos mencionados, os grandes destaques vão mesmo para a dificuldade em fazer devoluções e o tempo de espera até à receção do produto, ambos apontados por 38% dos portugueses que fizeram compras online no último ano.

Outro ponto mencionado por um vasto número de inquiridos aponta como desvantagem o receio de eventuais danos durante o transporte, matéria referida por 32% dos inquiridos.

O perfil do consumidor nacional é ainda pouco atreito a uma compra sem ter um contacto direto com o objeto ou serviço em causa. Assim, e sem grandes surpresas, há quem ainda considere necessário “ver, tocar e provar” o produto antes de o adquirir. Pelo menos, é essa a opinião de 26% dos portugueses consultados no estudo do Observador Cetelem eCommerce.

Mas outros aspetos são apontados como negativos por parte dos inquiridos. 24% mencionam uma menor confiança na qualidade dos produtos comercializados no canal online, enquanto 13% referem sentir falta de informação ou apresenta alguns receios quantos à segurança nas modalidades de pagamento face a 35% que apontam a segurança de pagamento como um dos motivos para preferir concretizar as suas compras nas plataformas de eCommerce.

De destacar, ainda, o receio que os produtos sejam roubados, caso não esteja em casa para recebê-los, levantado por 10%, enquanto a necessidade de levantar as encomendas nos correios pode trazer constrangimentos difíceis de superar, de acordo com 9% dos portugueses que compram online.

Por fim, 16% dos shoppers na Internet assumem que estas compras não têm qualquer aspeto negativo.

O Observador Cetelem eCommerce 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos