Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Primeira Sala de Realidade Aumentada em Portugal acaba de ser inaugurada
2018-06-26

A primeira Sala de Realidade Aumentada de Portugal acaba de ser inaugurada fruto de uma parceria entre a Fundação Portuguesa das Comunicações, a Next Reality, Epson, Mesativa e Phonehouse. A “Sala Aumentada” está localizada junto à Casa do Futuro, no Museu das Comunicações, em Lisboa e já se encontra disponível para visita. O principal objetivo desta iniciativa inovadora é promover a Realidade Aumentada enquanto tecnologia transformadora da sociedade.

O espaço terá uma programação própria, que inclui o lançamento de aplicações móveis de Realidade Aumentada Made in Portugal, workshops mensais de óculos de Realidade Aumentada, debates sobre o setor e convidados especiais.

A Sala Aumentada está aberta ao público, mas pode também ser utilizada como espaço educativo ou de intercâmbio de experiências entre empresas. «Pretende ser um espaço de exploração na temática da Realidade Aumentada e acreditamos que o melhor espaço é mesmo ao lado da Casa do Futuro no Museu das Comunicações, promovido pela Fundação Portuguesa das Comunicações», explica Eduardo Vieitas, CEO do IT People Group.

Nesse sentido, as empresas podem agendar demonstrações de óculos de realidade aumentada (RA) ou workshops de co-criação de soluções à medida do seu negócio, bastando para isso contactar a Fundação Portuguesa das Comunicações, através do seu site.

A participação de parceiros como a Phonehouse traz a oportunidade de envolver marcas fabricantes de hardware na dinâmica da sala aumentada, figuras centrais no desenvolvimento da tecnologia e das soluções decorrentes.

Sobre a participação da Phone House neste ambicioso projeto, Carla Gonçalves, diretora de marketing da marca enaltece que “é um privilégio poder fazer parte da construção de um projeto que tem como intuito promover a Realidade Aumentada enquanto tecnologia transformadora da sociedade. Sendo a Phone House uma marca com um ADN de grande proximidade às tecnologias mais vanguardistas e do quotidiano dos portugueses, a aposta neste projeto é claramente um win-win.

Esta nova sala conta com experiências em diversas plataformas e com recurso a tablets, projetores, mesas interativas e óculos de RA. Poderemos abrir janelas para outras alas do museu, reconstruir monumentos como o Taj Mahal ou a estátua da Liberdade ou até mesmo interagir com lobos e dinossauros que se encontram escondidos pela sala.

Para visitar a sala, basta adquirir um bilhete normal para o museu, sendo que o espaço está também aberto a visitas guiadas de escolas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos