Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

MediaMarkt Saturn cria primeiro mundo de compras totalmente virtual
2017-11-27

Os clientes da Saturn, a insígnia "irmã" da Media Markt, já podem usar os seus próprios óculos de realidade virtual (VR) para ver os produtos em dois ambientes virtuais. Contudo, ainda não é possível efetivar a compra através deste modelo.

A Saturn, está a apostar nas tecnologias para melhorar a experiência de compra. Depois de ter introduzido o robot Paul , nas suas lojas o assistente de compras de realidade aumentada Paula, lança agora a Virtual Saturn, um mundo de compras totalmente virtual, que apresenta dois ambientes - Saturn Loft e Planet Saturn - para demonstrar os equipamentos de eletrónica de consumo. Para aceder, os clientes terão que ter um HTC Vive ou Oculus Rift, mas uma versão para headsets Windows Mixed Reality também está a ser criada.

As aplicações de realidade virtual não são uma nova novidade no retalho. Por exemplo, a IKEA lançou uma aplicação para demonstrar as suas cozinhas a partir de todos os ângulos. Em 2016, a Alibaba desenvolveu a Buy+, uma plataforma para visualizar os produtos a 360 graus. No entanto, a Saturn acredita que elevou a fasquia, adicionando uma camada de “gamification” à sua aplicação. Os clientes podem aceder mundos de lojas virtuais totalmente equipados e consultar os especialistas da Saturn no ambiente de realidade virtual. Contudo, se quiserem comprar algo, terão que deixar o mundo virtual.

A aplicação VR será apresentada na Alemanha no final de novembro, através de uma tour de 10 semanas em 20 lojas da Saturn. Esta tour pretende obter o maior feedback possível sobre a Virtual Saturn, mas o grupo já está a considerar as próximas etapas. "No curto prazo, gostaríamos de expandir o nosso catálogo de produtos e desenvolver uma interface multi-utilizador, permitindo que quatro amigos comprem em realidade virtual ao mesmo tempo", afirma Martin Wild, responsável pela Chief Digital Officer da Saturn. "A longo prazo, gostaríamos de incorporar componentes sensoriais, como toque ou cheiro, na experiência da realidade virtual".

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos