Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Auchan Retail alia-se ao Alibaba Group e Ruentex Group
2017-11-21

Unir as experiências no comércio físico e digital para oferecer aos consumidores chineses uma nova experiência de compras “figital”

O Alibaba Group Holding Limited (NYSE: BABA, «Alibaba»), a Auchan Retail S.A. («Auchan Retail») e o Ruentex Group («Ruentex») anunciaram neste dia uma aliança estratégica que lhes permite unir as suas especialidades no comércio físico (offline) e no digital (online) de forma a construir na China, o comércio “figital” alimentar.

No âmbito desta aliança estratégica, o Alibaba Group irá investir um montante total de 22,4 mil milhões de HK$ (perto de 2,88 mil milhões de US$) para adquirir, diretamente ou indiretamente, 36,16% do capital de Sun Art Retail Group Limited (código na bolsa de Hong Kong: 6808, «Sun Art»), após a compra de ações anteriormente detidas pela Ruentex. A Auchan Retail também irá reforçar a sua participação no capital da Sun Art.

No seguimento desta transação, a Auchan Retail, o Alibaba Group e o Ruentex Group serão detentores de 36,18 %, 36,16 % e 4,67 % respectivamente, do capital da Sun Art. A Auchan Retail continuará a consolidar a sua filial Sun Art nas suas contas.

A Sun Art é um dos leaders da distribuição alimentar na China. A 30 de junho de 2017, explorava uma superfície de perto de 12 milhões de m². Conta com 446 hipermercados com superfícies até 17000 m², sob insígnia «RT-Mart» (大润发) e «Auchan» (欧尚), em 29 províncias, regiões autónomas e municípios repartidos no território chinês. Sun Art explora também superstores e lojas “figitais” de ultra proximidade com a marca «Auchan Minute».

Esta aliança ilustra a visão «New Retail» da Alibaba: capitalizar a sua aproximação no online e às novas tecnologias, colaborando estreitamente com os seus parceiros comerciantes, de forma a responder às expetativas dos consumidores chineses cada vez mais exigentes. Está também em coerência com a Visão 2025 da Auchan Retail «Auchan muda a vida». Apoiando-se nas forças dos três parceiros, a aliança propõe aos 1,3 mil milhões de consumidores chineses uma nova experiência de compra, verdadeiramente “figital”.

«Ao lado dos seus novos parceiros, o grupo Alibaba orgulha-se de poder desenhar o comércio de amanhã a partir da transformação digital», afirma Daniel Zhang, CEO do Alibaba Group. «As lojas físicas são incontornáveis no percurso de compra dos consumidores. Na Era do digital, devem ser enriquecidas com serviços personalizados graças às novas tecnologias ligadas às análises de dados. Reunindo completamente os nossos canais online e offline e os dos nossos parceiros, estamos satisfeitos por propor aos consumidores chineses uma experiência de compra original e agradável.»

Para Wilhelm Hubner, CEO da Auchan Retail: «Esta aliança com a Alibaba foi facilitada pela nossa visão comum para o futuro do comércio na China. Juntar parceiros principais do comércio mundial, líderes na China no comércio físico e no comércio digital, permitir-nos-á oferecer a centenas de milhões de consumidores chineses uma experiência integrada de compra e de qualidade excelente.» «Nestes últimos anos, as necessidades dos consumidores transformaram-se radicalmente graças ao desenvolvimento da Internet móvel e, assim, a Sun Art integra a dimensão online nas suas atividades offline», explica Peter Huang, Vice-Presidente do Grupo Ruentex. A Ruentex está também satisfeita com esta colaboração mutuamente benéfica entre a Sun Art e a Alibaba, que oferece sinergias online e offline que mudarão a vida dos consumidores, oferecendo-lhes melhores produtos e serviços mais eficazes .» Combinando os pontos fortes das três empresas, a nova aliança permitirá que todas as atividades da Sun Art beneficiem do ecossistema digital da Alibaba. Ou seja, vai digitalizá-las e trazer para os hipermercados Sun Art (RT-Mart e Auchan) soluções “figitais”, como por exemplo uma execução perfeita e uma experiência de cliente cada dia mais personalizada.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos