A sucursal sueca do Lidl vai testar um camião elétrico sem motorista, no próximo ano, com o objetivo de avançar nos seus planos para um transporte mais sustentável. O operador de discont chegou a um acordo com a empresa de tecnologia Einride para iniciar um projeto piloto durante o terceiro trimestre de 2018, especificamente na cidade de Halmstad.
O veículo, desenvolvido em Estocolmo, é chamado de "T-Pod" e é controlado remotamente pelos condutores. Funciona com baterias, com uma autonomia até 200 quilómetros. Tem sete metros de comprimento, pesa 20 toneladas a plena carga e é capaz de transportar 15 paletes padrão.
"A indústria de alimentos é muito intensiva no transporte e gera grandes emissões de dióxido de carbono, sempre que os combustíveis fósseis são usados", destaca o CEO do Lidl Suécia, Johannes Fieber, acrescentando que as apostas em camiões elétricos podem reduzir as emissões de transporte até 100%.
A implementação desta iniciativa estará sujeita à concessão de uma licença pela Agência Sueca de Transportes para permitir a circulação desses veículos sem motorista nas vias públicas do país. O Lidl e a Einride apresentarão o pedido à entidade escandinava no próximo mês de novembro.