A instalação de jardins e áreas de cultivo nos telhados de estabelecimentos comerciais urbanos continua a ganhar mais adeptos. A Mercadona alinhou-se com essa tendência e lançou dois projetos em Madrid, em lojas localizadas no bairro central de Chamberí.
De acordo com o El País, os dois supermercados ocupam cerca de 1.600 metros quadrados cada. O objetivo de transformar os seus telhados em áreas verdes é o de "contribuir para melhorar a imagem e a qualidade de vida dos vizinhos", apontam fontes da cadeia.
Com a instalação deste tipo de espaços, cujo investimento ascende a cerca de 300 mil euros por telhado, melhoram-se as condições de iluminação, a exposição ao sol e o impacto visual. Além disso, as máquinas de extração de fumo e o ar condicionado foram eliminados.
Entre os benefícios dos telhados verdes está a absorção de até 80% da água da chuva, ajudando a reduzir os problemas de inundação; a redução das temperaturas urbanas, proteção dos raios UV e das súbitas mudanças de temperatura. Além disso, contribuem para melhorar a qualidade do ar nas cidades.
A Mercadona diz que sempre teve entre as suas máximas "contribuir para manter o comércio urbano, apostanda em dinamizar e modernizar os espaços em que está instalada". Nesse sentido, baixou em vários metros a altura dos telhados desses dois centros para que os vizinhos tenham uma vista melhor das suas janelas.
A Mercadona também quis consultar os moradores da área sobre a implementação destes projetos. "Aos vizinhos foi explicado e fazem parte dos planos de ação, apostando em todos os momentos num diálogo contínuo que permita uma comunicação fluida para se desenvolver um projeto comum".