Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

NOS lança Portal de Informação Turística
2017-10-10

NOS lançou um Portal de Informação Turística, uma plataforma pioneira que reúne informação estatística da atividade turística em Portugal. Com o apoio do Turismo de Portugal, o projeto permite o acesso a informação relevante sobre a presença de turistas estrangeiros e a previsão da procura de Portugal como destino turístico.

O setor do Turismo tem, nos últimos anos, crescido sustentadamente em Portugal, sendo atualmente um reconhecido case study internacional. Este crescimento irá continuar a gerar um conjunto de oportunidades e desafios para os quais serão necessárias respostas que assegurem uma rota de crescimento estruturado para o Turismo nacional.

É neste enquadramento, que a NOS lança, no dia 9 de outubro, o Portal de Informação Turística, uma plataforma que apresenta indicadores agregados e anonimizados da atividade turística de estrangeiros em Portugal, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, o Portal de Informação Turística “enquadra-se na matriz de inovação da NOS, aplicada à estratégia de apoio e dinamização das Cidades Inteligentes, reforçando o Turismo como uma área crítica para o desenvolvimento económico e coesão social em todo o território”.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho destaca que esta é “uma ferramenta inovadora para o turismo, que permite fazer uma gestão inteligente dos dados e, deste modo, contribuir para a criação de novas centralidades com base nos fluxos registados, desconcentrando, desta forma, a procura turística, um dos objetivos da Estratégia de Turismo 27”, conclui.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, admite que “com esta plataforma pretendemos reforçar o posicionamento de Portugal enquanto hub global de inovação e desenvolvimento digital no setor do turismo, uma das metas inscritas na Estratégia Turismo 2027. Dentro de dez anos, queremos ser reconhecidos como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo e, com esta parceria, estamos no rumo certo”.

Na versão agora apresentada, o Portal disponibiliza um conjunto de indicadores agregados de presença turística por municípios, tais como:

Pressão Turística – relação entre a afluência turística mensal e a população residente do Concelho

Densidade Turística – relação entre a afluência turística mensal e a área geográfica do Concelho

Diversidade Turística – diversidade dos países de origem e idiomas dos turistas no Concelho

Diversidade de Divisas – diversidade de moedas dos países de origem dos turistas no Concelho

“Weekenders” – afluência turística nos fins-de-semana

Atração Almoço/Jantar – afluência turística no período correspondente ao almoço/jantar

Retenção Noturna – Afluência turística no período noturno


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos