Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Consumo, o apetite regressa, a poupança resiste
2017-10-04

As intenções de consumo retomam valores semelhantes aos verificados antes de 2008.

46% das pessoas questionadas no âmbito do Observador Cetelem do Consumo manifestam a intenção de aumentarem as despesas – um aumento de 6 pontos em relação a 2016 – e 41% pretendem poupar mais, menos 1 ponto do que em 2015.

É nos países do Leste que verificamos os dados mais elevados, com um quarteto a liderar que inclui a Eslováquia, a Bulgária, a Polónia e a Roménia. Mas os melhores progressos são observados nos países mais «ocidentais», com a Dinamarca, França, Espanha e Bélgica como líderes.

Em relação à poupança, os dados realçam outros países. Portugal e Itália ocupam as duas primeiras posições (57% e 50%) e as intenções de poupança estão sensivelmente em baixa nos países transalpinos (-6%). Dinamarqueses, Romenos e Britânicos ocupam um lugar ex aequo na terceira posição deste pódio (48%).

Com toda a lógica, vários países «consumidores» revelam-se menos poupados, estando a França, como sempre, posicionada na última posição, com 34%. Notamos entretanto que é em França, e sobretudo em Espanha, que estas intenções de poupança conhecem o crescimento mais forte (+6% e +20%).

Observador Cetelem 2017

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos