Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Huawei revela o futuro do mobile com inteligência artificial - IFA 2017
2017-09-04

O Huawei Consumer Business Group revelou uma nova era na inovação de smartphones, na feira Internationale Funkausstellung Berlim (IFA) 2017.

Richard Yu, CEO da Huawei, sublinhou que a visão de Huawei para o futuro da inteligência artificial arranca com o lançamento do Kirin 970. Com este dispositivo, que combina o poder da cloud com a velocidade e a capacidade de resposta do processamento de Inteligência Artificial (IA) nativa, a Huawei traz experiências da IA para o quotidiano, alterando a forma como interagimos com os nossos dispositivos.

“À medida que olhamos para o futuro dos smartphones, constatamos que estamos no limiar de uma nova e excitante Era", disse Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group. O responsável realçou que “a Huawei está empenhada em tornar dispositivos inteligentes em dispositivos ainda mais inteligentes criando capacidades end-to-end que suportam o desenvolvimento de chips, equipamentos e da cloud. O objetivo final é proporcionar uma experiência ao utilizador significativamente melhor. O Kirin 970 é o primeiro de uma série de novos avanços com recursos poderosos de IA para os nossos dispositivos, que vão ajudar a ultrapassar a concorrência."

Após anos de desenvolvimento, a Cloud AI (artificial intelligence) tem sido amplamente aplicada, porém ainda existe espaço para que a experiência do utilizador seja melhorada a vários níveis, incluindo na latência, na estabilidade e na privacidade. A Cloud AI e o On-Device AI complementam-se. O On-Device AI oferece capacidades de deteção fortes, que são fundamentais para a compreensão e assistência às pessoas. Os sensores produzem uma grande quantidade de dados em tempo real, contextualizados e personalizados. Sustentados por recursos de chips de processamento forte, os dispositivos tornam-se mais “atentos” às necessidades dos utilizadores, oferecendo serviços verdadeiramente personalizados e acessíveis. No fundo, a Huawei define todo este ecossistema numa única fórmula “Mobile AI = On-Device AI + Cloud AI.”

O mais recente e inovador processador Kirin 970 da Huawei é a primeira plataforma móvel de computação IA da Huawei, que conta com uma Unidade de Processamento Neural dedicada (NPU). O Kirin 970 é construído com base num processo avançado de 10nm, que contém 5,5 milhões de transístores numa área de apenas 1cm². O chipset é alimentado por uma CPU de 8 núcleos e uma GPU de 12 núcleos de próxima geração. Comparado com um cluster quad-core Cortex-A73 CPU, a nova arquitetura de computação heterogénea do Kirin 970 oferece até 25x o desempenho com 50x maior eficiência. Simplificando, o chipset do Kirin 970 pode executar as mesmas tarefas de computação IA mais rapidamente e com muito menos energia. Num teste de reconhecimento de imagem de referência, o Kirin 970 processou duas mil imagens por minuto, tornando-o mais rápido do que os outros chips no mercado.

A Huawei reforça que os novos desenvolvimentos em IA exigem um esforço conjunto em toda a cadeia de valor, envolvendo dezenas de milhões de programadores com experiência, juntamento com o feedback de centenas de milhões de utilizadores. A tecnológica está a posicionar o Kirin 970 como uma plataforma aberta para a IA móvel, abrindo o chipset para programadores e parceiros que podem encontrar novos e inovadoras utilizações para as suas capacidades de processamento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos