Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mais de um terço das famílias ponderam utilizar cartão de crédito nas compras para o novo ano letivo
2017-08-24

Mais de um terço das famílias ponderam utilizar cartão de crédito nas compras para o novo ano letivo. De acordo com o Observador Cetelem, esta intenção é superior à expressada em 2016 (27%). Este ano, os portugueses preveem gastar, em média, 312 euros do valor disponível no seu cartão de crédito. Mais 76 euros do que no ano passado.

Embora cerca de metade dos consumidores (45%) não tencione usar esta forma de pagamento e 25% afirme não ter cartões de crédito, estes são uma opção sobretudo para 31% das famílias com filhos em idade escolar, enquanto apenas 2% dos adultos que estudam têm intenção de utilizá-lo.

Quem recorre ao cartão de crédito conta gastar, em média, 312€ com esta forma de pagamento, um montante que aumenta pela primeira vez em cinco anos, apesar de ainda não atingir o valor de 2013 (376€).

No caso dos cartões de fidelidade, a intenção de utilização subiu consideravelmente pelo segundo ano consecutivo, passando de 58% para 69%. Estes valores são superiores quando utilizados para as compras dos filhos em idade escolar, com 71%

«Estes meses são de grande consumo para os portugueses. Os gastos com férias e o regresso às aulas sobrecarrega o orçamento das famílias. Por este motivo, procuram diluir no tempo os gastos para gerirem melhor o seu orçamento. A opção da compra online tem vindo a ganhar mais adeptos entre os consumidores para comprar os livros escolares. O conforto e a simplicidade do processo de compra estão na base do aumento significativo deste canal, que já é a escolha de 43% dos consumidores»», refere Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem.

O responsável recorda ainda que «a maioria dos sites tem opção de pagamento com cartão de crédito, mas alguns já apresentam a possibilidade de compra em parcelas até 3 meses e sem encargos para o cliente. Esta modalidade começa a ser uma opção bastante procurada pelo consumidor, como forma de gerir o orçamento neste período».

O Observador Cetelem Regresso às Aulas 2017 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen, entre os dias 11 e 15 de maio, e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos