Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Otimismo dos consumidores portugueses com níveis que não se viam desde 92
2017-07-20

O ambiente positivo continua a subir em Portugal entre os consumidores, em todos os indicadores de confiança e de expectativa, no 2º trimestre de 2017. Os dados obtidos pelo estudo regular “Consumer Climate”, da GfK, batem agora recordes históricos de 1992, para o nosso país.

Com efeito, os indicadores de expectativa económica batem um novo record vivido em Janeiro de 1992, atingindo agora o valor de 39,4 pontos, em Junho 2017. As expectativas de rendimento aumentam igualmente, atingindo agora o valor de 29,5 pontos, outro record. Comparando com o ano anterior subiu doze pontos e face ao último trimestre sobe quatro pontos.

O indicador da propensão para a compra, está com forte subida, atingindo um valor positivo, de 4,1 pontos, algo que não se verificada há mais de 20 anos. Este indicador subiu 25,6 pontos face a um ano e 13,9 pontos em comparação com o ultimo trimestre, oque reflete a forte recuperação e subida dos índices de confiança do consumidor português. Prenúncios positivos para o desempenho do consumo e da economia portuguesa, para o segundo semestre deste ano.

O clima de consumo na União Europeia continua positivo e estável.

O ambiente positivo entre os Consumidores Europeus continua a verificar-se no 2º trimestre deste ano. Depois do pico de nove anos, que tivemos no início do ano, o clima de confiança continua em níveis elevados nos 28 países da União Europeia, fechando com 19,1 pontos no fim de Junho. No entanto os resultados do estudo “Consumer Climate” da GfK apresentam resultados mistos neste último trimestre.

Na realidade há grandes diferenças nos três indicadores principais monitorizados. Enquanto na Alemanha e França se verificam novos máximos, o ambiente sentido pelos consumidores está mais frio na Polonia e na Republica Checa.

Um dos efeitos mais fortes e positivos neste trimestre foi sentido na França, pelo “Efeito Macron” que originou uma forte subida na confiança dos franceses.

Os vencedores neste trimestre incluem ainda Portugal e Espanha, onde os consumidores continuam a melhorar a sua confiança no futuro e na melhoria da economia.

Por outro lado os consumidores britânicos estão a assistir às conversações do “Brexit” com ceticismo, preocupação e dúvida, o que naturalmente influencia e enfraquece os indicadores de confiança dos consumidores, de forma relevante.

Itália e Grécia estão também no grupo de países onde as populações estão presentemente com os índices mais baixos e negativos, neste trimestre, mantendo a tendência negativa dos últimos meses.

Fonte: GfK


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos