A Gfi, empresa de referência na área das Tecnologias de Informação, desenvolveu a Bolsa de Documentos, integrada no Portal de Cidadão, da Agência de Modernização Administrativa (AMA). A solução inovadora permite a cidadãos e empresas receber, guardar, gerir e partilhar documentos digitais, com simplicidade, rapidez e segurança.
A Bolsa de Documentos foi desenvolvida em tecnologia Liferay, principal plataforma Open Source para a criação de experiências digitais. O objetivo é modernizar e simplificar a relação dos cidadãos e agentes económicos com a Administração Pública, e facilitar a obtenção e partilha de documentos certificados em segurança.
A par do carregamento e gestão de documentos e pastas, a Bolsa de Documentos permite assinar documentos, validar assinaturas eletrónicas e enviar alertas sobre o estado e a validade dos documentos. A solução disponibiliza também links para a visualização dos documentos através de QR Codes, que podem ser enviados a terceiros e permite definir diferentes níveis de permissão no acesso à documentação.
Resultado da medida "Documentos sempre à mão" do SIMPLEX+, o projeto desenvolvido pela Gfi simplifica a relação dos cidadãos e agentes económicos com os serviços públicos.
A Gfi juntou-se recentemente à rede de parceiros Liferay como Silver Service Partner, detendo competências ao nível do desenho de soluções e recursos tecnológicos para criação de ambientes digitais.
O Liferay Portal é uma solução Open Source para portais corporativos, nomeada pelo 7º ano consecutivo líder do Quadrante Mágico da Gartner para Portais Horizontais (2016) nas seguintes áreas: B2B: Portais para Parceiros e Fornecedores; Portal como Framework de Arquitetura Comum; e B2E: Workplace Digital.
“Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste processo de simplificação e modernização da Administração Pública, dotando-a de uma solução inovadora em Open Source, verdadeiramente adequada às atuais necessidades e aos desafios do digital”, afirma Nuno Santos, CEO da Gfi Portugal.