Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

IKEA Industry instala 18.240 painéis fotovoltaicos nas suas unidades de produção em Portugal
2017-07-17

A IKEA Industry, situada em Paços de Ferreira, vai instalar 18.240 painéis fotovoltaicos na cobertura e parque de estacionamento das suas fábricas em Portugal. Este projeto, um dos maiores em coberturas para autoconsumo energético na Europa, vai cobrir uma área total de 70.745m². A conclusão está prevista para o início de 2018.

Com o compromisso de criar um impacto positivo no planeta e ser líder na produção sustentável de mobiliário através da utilização responsável de recursos, a IKEA Industry pretende contribuir para criar um dia a dia mais sustentável para os seus colaboradores, clientes IKEA e para as comunidades em que está inserida.

Em linha com a ambição de ser autossuficiente a nível energético e de utilizar apenas energia renovável nas suas operações, este projeto permitirá às unidades de produção IKEA em Portugal evitar a emissão de 2.358 toneladas de CO2, o equivalente à energia elétrica necessária para 2.797 casas[1].

“Estamos a trabalhar diariamente para que as nossas operações sejam cada vez mais responsáveis na utilização dos recursos e energia. Queremos contribuir de forma positiva para o desenvolvimento económico, ambiental e social das comunidades em que estamos inseridos, começando pelos cerca de 1.300 colaboradores IKEA Industry em Paços de Ferreira”, conclui Jorge Ferreira, manager da IKEA Industry Portugal.

Com a instalação dos 18.240 painéis fotovoltaicos, praticamente toda a energia elétrica produzida (91,6%) vai ser utilizada pelas unidades IKEA Industry, representando cerca de 14% do consumo total de energia consumida pelas suas operações.

Também no retalho a IKEA tem feito grandes progressos na sua ambiciosa estratégia de sustentabilidade. No final de 2015, a marca sueca iniciou o projeto de instalação de mais de 11 mil painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas quatro lojas em edifício próprio, em Portugal – IKEA Alfragide, IKEA Matosinhos, IKEA Loures e IKEA Loulé. Este projeto envolveu um investimento total de cerca de 5 milhões de euros e permite que quase toda a energia renovável produzida pelos painéis solares (98%) seja utilizada por cada uma das lojas, o que, por sua vez, representa 25% do total da energia consumida.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos