Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Black Friday põe à prova a precisão de inventário dos comércios
2015-11-30

Cadeias retalhistas de todos os sectores de consumo viram-se estes días para oferecer descontos de até 70% coincidindo com a campanha Black Friday que terá lugar esta sexta-feira. A Black Friday junta-se ao Ciber Monday de segunda-feira dia 30, centrado na venda online.

O Black Friday coincide com o início da época de compras de natal, um momento crítico para o sector retalhista que constitui uma oportunidade para aumentar as vendas se se superam os obstáculos do furto e das rupturas de stock.

“A grande afluência de clientes a partir deste Black Friday e a rotação da mercadoria implicam um maior risco de furto e de situações de falta de abastecimento que podem diminuir as vendas”, adverte David Pérez del Pino, Director Geral da Checkpoint Systems em Espanha e Portugal. De acordo com o Barómetro Mundial do Furto no Retalho 2015 da consultora The Smart Cube, o valor máximo de perda no sector retalhista produz-se entre Novembro e Dezembro.

“Felizmente, cada vez colaboramos com mais cadeias retalhistas ao longo de todo o ano para implementar as mais inovadoras medidas antifurto e de disponibilidade de mercadoria que ajudem a incrementar as vendas nas campanhas decisivas do ano”, junta o responsável da Checkpoint Systems. Segundo o estudo do The Smart Cube, mais de 50% dos retalhistas portugueses utilizam meios de protecção electrónica de artigos, como antenas e etiquetas antifurto, para além de uma crescente aposta na etiquetagem em origem. “Para satisfazer todos os pedidos online que se realizam neste Black Friday é imprescindível uma elevada precisão de inventário”, aponta David Pérez del Pino.

O conceito de Black Friday teve origem nos Estados Unidos na década de 1960 para fazer referência ao grande tráfego de pessoas e veículos que enchiam as ruas no dia depois da Acção de Graças para realizar compras. Popularizou-se em Portugal nos últimos anos em todos os canais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos