Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

FNAC na linha da frente da transição para o omnicanal
2015-09-18

A marca francesa situa-se num degrau elevado de transição para o omnicanal, segundo a 2ª edição do barómetro digital do comércio da responsabilidade da publicação LSA Commerce & Consommation realizado pela consultora Oliver Wyman. O inquérito realizado a 316 entrevistados demonstra que os distribuidores vêem o digital como uma oportunidade e começam a trabalhar no omnicanal.

A 2ª edição do barómetro apresenta perspetivas animadoras em relação à preparação dos distribuidores para os desafios do omnicanal, tal como afirma Bernard House, da consultora Oliver Wyman “a maioria dos distribuidores já alcançaram o primeiro nível da sociedade digital, com um movimento optimista em direção ao multicanal”.

A FNAC é colocada na primeira linha entre as marcas que com maior sucesso realizaram a transição para o omnicanal (23%), segundo dados do barómetro da LSA, sendo acompanhada pela Darty (10%), Decathlon (8%) e Leroy Merlin (7%) como distribuídores realçados no inquérito. Os distribuidores alimentares vêm em quinto lugar, destacando-se o como o E.Leclerc (6%), Carrefour (5%) e Auchan (3%).

A coerência entre todos os canais ao nível do preço e promoções, bem como a mesma gama de produtos são consideramos como aspetos fundamentais para as estratégias omnicanal.

A aproximação ao cliente, através do desenvolvimento de serviços como o click & collect levantam dúvidas de rentabilidade para os distribuidores, uma vez que a rentabilidade não é imediata e é necessário um investimento a médio/longo prazo.

Uma gestão eficiente de stock é outra das oportunidades levantadas para os distribuidores com o crescente sucesso digital. O maior desafio centra-se na procura da oferta adequada, de modo a que as principais novidades estejam sempre disponíveis, garantindo a resposta eficaz ao cliente quando pesquisa por estes artigos na loja ou online. “A ameaça dos gigantes google, apple, facebook, amazon e microsoft é real para os distribuidores”, afirma à LSA Christophe Schmitt , consultor sénior da Oliver Wyman. Entre os principis receios está a criação de lojas físicas por parte destas empresas de sucesso online, vivendo-se momentos desafiantes para os distriuidores, conclui o inquérito em que a “sobreviência está em jogo”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos