Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae aposta em Inovação, investindo 83 milhões de euros na área
2015-08-24

Esta aposta estratégica está sintetizada no “Livro de Inovação no Retalho 2014”, relatório pioneiro setor empresarial a nível mundial e que é editado pelo sexto ano consecutivo. O investimento na inovação permitiu o reforço da posição de liderança dos seus negócios de retalho em Portugal e o alargamento da sua presença internacional.

No “Livro de Inovação de Retalho 2014” são sintetizadas as centenas de inovações que foram alvo de investimento para potenciar os vários negócios de retalho a nível nacional e internacional.

Os 83 milhões de euros investidos na investigação, inovação e desenvolvimento envolveram mais de 600 colaboradores para prossecução das tarefas. Os processos de inovação abarcaram, também, os mais de 30 mil colaboradores das áreas de retalho da Sonae, tanto na geração de ideias como na implementação das inovações.

A Sonae é, atualmente, uma das empress portuguesas que realiza um maior investimento em inovação, tal como é afirmado, em comunicado de imprensa enviado à Revismarket, Nuno Lopes Gama, Head of Innovation and Future Tech: “O investimento em inovação desempenha um papel fundamental na diferenciação e criação de vantagens competitivas duradouras, permitindo à Sonae oferecer produtos e serviços únicos que vão ao encontro das necessidades dos clientes e que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida.”

Das centenas de inovações implementadas no ano de 2014 pela Sonae, a empresa destaca a nova app Continente, o robot de cozinha Yämmi, os centros de serviços nos pólos logísticos da Maia e Azambuja, para gestão centralizada de suportes logísticos ou o projeto SIM Cliente, focado na melhoria da experiência de compra que introduziu 78 inovações per si. No retalho especializado a Sonae destaca o desafio My Design By de criação e personalização de milhares de peças pelos clientes, o programa de gestão interna da inovação ShineOn, o projeto de gestão de força de vendas da Worten e o novo conceito de lojas Sport Zone.

A empresa de retalho líder em Portugal salienta, ainda, projetos como os vídeos personalizados com base em QR codes Lively gidts, a carne maturada Continente, as t-shirts Zippy com Proteção Anti-UV, o conceito de Fábrica dos Brinquedos para os espaços de brinquedos no Continente, a impressão de cupões de desconto nas lojas Continente, o concurso Código Secreto da Worten e o desafio de programação Agile Marathon, desenvolvido em parceria com universidades em Portugal e Espanha.

As parcerias na área da inovação ao nível internacional são apontadas, pela Sonae, como um dos pontos fortes nesta área. Os negócios de retalho da empresa contam atualmente com mais de 70 parcerias em todo o mundo, envolvendo instituições de 17 países, em quatro continentes.

O “Livro de Inovação no Retalho” pode ser consultado online em http://inovacaonoretalho.sonae.pt


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos