Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Preparados para as vendas de Natal?
2014-12-11

Facto inegável: o Natal já não é o que era. Contracção económica não se harmoniza em nada com o espírito natalício e, um ano mais, o consumidor português vai ser “obrigado” a fazer contas à vida para esticar ao máximo o seu orçamento.

Facto inegável: apesar de tudo, o Natal ainda é uma das épocas mais fortes de vendas, com a distribuição e fabricantes a lançarem mão de estratégias e acções que possam motivar o consumidor a investir um pouco dos euros que ainda lhes sobram nas boas oportunidades de negócio que apresentam ao mercado. E, no caso muito particular do sector electro, aliando a utilidade do presente ao agradável que sempre é oferecer algo àqueles de que gostamos.

Eis alguns dados do Observador Cetelem que permitem antecipar como poderá ser esta importante época de vendas:

- Tal como no ano passado, os descontos directos nos produtos são a oferta mais valorizada pelos consumidores (68%). O cash back, que consiste no reembolso de parte do valor pago, reúne 42% das preferências e o crédito sem juros interessa a 15%. Ainda que residuais, as mensalidades reduzidas (2%) e o início de pagamento dois meses após a compra (2%) são outras das opções tidas em conta na altura de comprar os presentes de Natal.

- 44% dos portugueses tencionam utilizar cartão de fidelidade nas compras de Natal, um pouco menos do que em anos anteriores.

- Neste Natal, ver nas lojas é a primeira fonte de informação na decisão de compra para a maioria dos consumidores (75%), à semelhança do que acontecia no ano passado. Apenas 10% dos portugueses pesquisam informação na Internet antes de ver as montras. Outros 27% pesquisam online mas apenas como segunda opção.

- Comparativamente ao ano passado, nota-se agora uma maior intenção de oferecer presentes (79% contra 70% em 2013). As únicas categorias que fogem à regra são os smartphones (6%) e a electrónica de consumo (3%), que se mantém nos valores apresentados em 2013, e os electrodomésticos, cuja intenção de compra para oferta diminuiu mas muito ligeiramente (5% em 2013 versus 4% em 2014).

- Um em cada dez portugueses não vai comprar presentes neste Natal.

- 46% dos consumidores tencionam utilizar o subsídio de Natal para comprar presentes, ligeiramente menos do que em 2013 (49%). Em 2011, apenas 9% afirmava não receber subsídio de Natal, valor que chegou agora aos 27%.

- As intenções de gastos com cartão de crédito para compras de Natal aumentaram consideravelmente face a 2013. No ano passado, os portugueses pretendiam gastar, em média, 262 euros com cartão de crédito, valor que subiu agora para os 360 euros, o mais alto em quatro anos. Apesar do aumento do gasto médio, são menos os portugueses com intenção de pagar as compras de Natal com cartão de crédito: apenas 11% pensam fazê-lo, quando em 2013 eram 13%.

- Os consumidores têm intenção de iniciar as compras de Natal mais cedo do que no ano passado. Apesar da generalidade dos consumidores tencionar comprar os presentes um mês antes do Natal, há uma percentagem considerável (28%) que só pensa fazê-lo com duas semanas de antecedência. 13% dos portugueses vão deixar as compras para a semana que antecede a consoada mas 4% já terão comprado os presentes. Uma minoria (2%) tenciona esperar pela época de saldos após o Natal para comprar os últimos presentes.

- Tal como em 2013, as lojas de centros comerciais dominam a preferência dos portugueses (74%), seguidas pelos supesr ou hipermercados (46%) e as lojas de comércio tradicional (40%). Com menos relevância surgem, depois, a loja do chinês (8%), as grandes superfícies especialistas (7%) e as feiras ou mercados (6%). Muito residual é a compra por catálogo (1%) e pela Internet (1%).

- Cerca de 183 euros é quanto os consumidores portugueses contam gastar, em média, nas compras de Natal, depois de em 2013 terem reduzido significativamente as suas despesas. Comparativamente ao ano passado, em que gastaram cerca de 114 euros, houve agora um aumento de 61%.

Para reforçar as vendas de Natal, aqui ficam alguns produtos e campanhas especialmente interessantes para esta época.

Boas vendas!

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos