Abre as portas apenas no próximo dia 25 de Fevereiro mas, se quiser, já pode ver na Rm as primeiras imagens da loja Media Markt de Setúbal. A insígnia realizou esta manhã, dia 18 de Fevereiro, uma visita guiada à imprensa do seu novo ponto de venda, com abertura marcada para daqui a uma semana.
A data foi anunciada em primeira mão por Valdemar Barreto, COO da Media Saturn Portugal. Assim, no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 8 horas da manhã, abre na zona do Alto da Cascalheira, junto à EN 10, aquela que será a 10.ª loja Media Markt em Portugal e a primeira na margem sul do Tejo.
Com um investimento superior a cinco milhões de euros, o novo ponto de venda reúne mais de 50.000 artigos disponíveis numa superfície comercial de 4.000 metros quadrados, com mais de 500 lugares de estacionamento gratuitos. Para apoiar os clientes da região, foram criados 70 postos de trabalho directos e cerca de 30 indirectos.
A loja, dirigida por João Duarte, também presente na visita, está dividida em cinco grandes áreas, linha branca, linha castanha, telecomunicações, informática e fotografia. De acordo com o director da loja, a área de linha branca diferencia-se pelo sortido. "Neste momento, não há em Setúbal uma gama tão ampla em número de referências". A Media Markt garante que, para além do investimento de cinco milhões de euros, foram contemplados outros seis milhões só em stock.
A amplitude da oferta é também visível na área de televisão, onde estão disponíveis mais de 400 referências. Nesta zona, há também um espaço dedicado ao 3D e IPTV, duas tecnologias recentes que estão a dinamizar o mercado de TV. A loja contempla ainda a área de telecomunicações, situada junto à fotografia, e do lado esquerdo a informática. Nestas três zonas, é visível a aposta da Media Markt na oferta de acessórios complementares, expostos sempre junto de cada grupo principal.
Valdemar Barreto sublinhou que a grande preocupação da Media Markt não é a venda de produtos, mas sim a oferta de soluções. Nesta medida, a loja de Setúbal é, segundo este responsável, o mais inovador de todos os pontos de venda abertos pela insígnia em todo o mundo até aos dias de hoje. "O enfoque esteve colocado em tornar a loja o mais amigável possível para o cliente, para que este possa mexer, testar e experimentar os produtos. As maiores inovações desta loja não são, muitas delas, visíveis, mas concorrem para a sua grande funcionalidade e para que a experiência de compra do cliente seja a melhor possível". Uma novidade é, por exemplo, um local junto à placa de venda onde as chefias da loja podem fazer algum trabalho administrativo e contactar de perto com o consumidor.
Paralelamente, um pouco por toda a loja, o cliente é convidado a experimentar os artigos. É por esta mesma razão que o aspecto da segurança se sobrepôs, em muitos casos, ao lado estético, dado que grande parte dos equipamentos está em funcionamento. Outro exemplo da aposta na oferta de soluções pode ser observado na zona de aspiradores, onde a Media Markt colocou diferentes tipos de soalho, de forma a que o cliente possa experimentar os equipamentos no que mais se aproxima do chão que tem em casa e fazer uma decisão de compra mais consciente e acertada. Outro exemplo ainda pode ser encontrado na zona do entretenimento, nomeadamente na área de "gaming", onde estão expostos, junto uns dos outros, os sistemas de vídeojogos disponíveis no mercado nacional, não se privilegiando este ou aquele fabricante, de forma a que o cliente possa experimentar todas as consolas de jogos antes de decidir a que vai adquirir. Esta área destaca-se ainda por uma zona chamada de "Mundo 3D", uma tecnologia onde a Media Markt está a apostar em força dado que, segundo Valdemar Barreto, não se trata mais de uma tecnologia do futuro mas já dos dias de hoje.
Com esta oferta, a Media Markt quer permitir a quem vive na região que aqui possa fixar o seu consumo. É por esta mesma razão que Valdemar Barreto considera que existe espaço para todos os concorrentes já presentes em Setúbal. Recorde-se que, nas imediações da Media Markt há já uma Worten, uma Rádio Popular e uma Staples, entre outras insígnias. Não obstante, na loja de Setúbal, a Media Markt garante ter uma proposta de valor diferenciadora, com mais de 50 mil referências das melhores marcas do mercado e com a garantia constante de ter sempre as maiores novidades aos preços mais competitivos. "Queremos não só democratizar a tecnologia, mas também tornar acessíveis para os setubalenses produtos que eram até agora aspiracionais", destaca o COO da Media Saturn em Portugal. Ao mesmo tempo, não adiantando valores de vendas, Valdemar Barreto reiterou, no entanto, a confiança de que esta loja vai atingir os objectivos estabelecidos e alcançar valores de vendas dentro da média das restantes nove Media Markt já existentes em Portugal.
Veja aqui as imagens da loja Media Markt de Setúbal.