A conclusão do negócio de aquisição da Saeco Internacional pela Philips não vai, pelo menos no curto prazo, alterar o funcionamento da Saeco Portugal, nem de nenhuma das outras filiais.
Segundo Carla Rocha, directora de marketing da Saeco Portugal, já tiveram início alguns trabalhos, no sentido da integração da Saeco na família Philips, mas ainda não foi adiantado qualquer outro desenvolvimento sobre o assunto. “O que nos foi transmitido, até ao momento, é que tudo se mantém como está. Se, no futuro, a marca Saeco vai permanecer no mercado ou se vai dar lugar a uma nova marca é algo que não podemos ainda prever. Está tudo em aberto, embora estejam a ser dados os primeiros passos no sentido de delinear uma estratégia comercial que, se tudo correr bem, apenas terá aplicações práticas a partir de Setembro”.
A Revismarket contactou a Philips para saber, em maior pormenor, de que forma esta aquisição se vai reflectir na operação da empresa mas, até à hora de envio desta newsletter, ainda aguardamos resposta.
Recorde-se que, tal como a Revismarket noticiou ontem, a Comissão Europeu deu, no passado dia 17 de Julho, luz verde à compra da Saeco pela Philips. Este negócio vem permitir à companhia holandesa expandir-se no mercado das máquinas de café expresso, com uma forte gama de produtos. “Creio que a experiência e conhecimento técnico da Saeco, associado ao forte marketing e força de vendas da Philips, criam uma combinação vencedora, permitindo-nos capitalizar a renovada gama de máquinas de café expresso que a Saeco vai lançar a partir de Setembro”, afirma Andrea Ragnetti, CEO da Philips Consumer Lifestyle.
Este negócio supõe, por parte da Philips, a assunção da dívida por um total de 170 milhões de euros, mais uma importância adicional no valor de 30 milhões de euros que será paga com base no cumprimento de certas condições que não foram explicitadas. Nos termos do acordo, a Saeco vai tornar-se parte da unidade de negócio de pequenos domésticos do sector Philips Consumer Lifestyle, com a equipa de gestão da Saeco a manter-se depois desta aquisição.
No que à operação nacional diz respeito, Portugal e Espanha contam, desde o passado dia 1 de Julho, com um novo director geral, Juan José Mach, na empresa há 19 anos, uma nomeação que, segundo a organização, demonstra a confiança da Saeco Internacional numa pessoa da casa para liderar a estratégia e o desenvolvimento dos novos produtos que a empresa pretende lançar no mercado a partir de Setembro.