Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar a GuangZhou, em 1511, e a estabelecerem uma base de comércio. Contudo, a língua portuguesa pouco se tem escutado falar na 105.ª China Export Fair, cuja primeira fase termina no próximo dia 19 de Abril.
Nos corredores daquela que é considerada a maior e a mais importante feira multi sectorial do mundo, podem encontrar-se visitantes profissionais de todos os cantos do mundo. De visita a Cantão, a Revismarket encontrou muitos profissionais brasileiros, norte e sul americanos, australianos, polacos, ucrânianos e espanhóis, mas poucos ou nenhuns portugueses. Estranhamente, porque, pela primeira vez, num espaço dedicado à Importação, está presente uma mostra de Macau, com a participação de portugueses que pretendem vender o seu café na China.
A Feira de Cantão, nome pelo qual é vulgarmente conhecida, é realizada no complexo de Pazhou, uma imensa área de 110 mil metros quadrados. Com 23 mil expositores, os seus recintos acomodam cerca de 55 mil stands e 50 secções de exposição, que consistem num total de 15 categorias de produto. Na sua última edição, gerou cerca de 31.500 mil milhões de dólares em negócios, envolvendo 21.917 expositores chineses e 424 estrangeiros.
Antes de rumar a Cantão, a Revismarket esteve em Hong Kong, para espreitar outras duas importantes feiras, a Hong Kong Electronics Fair 2009 (Spring Edition) e a China Sourcing Fair Hong Kong April 2009.
O primeiro destes certames, já na sua sexta edição, é segundo a organização o maior evento asiático e o segundo maior do mundo na área da electrónica. Em 2008, atraiu mais de 2.400 expositores de 23 países e regiões, incluindo pavilhões conjuntos da China, Coreia e Japão. Na edição deste ano, pudemos notar a presença da AEG, da Lenco e da Tristar.
Veja as imagens da Feira de Cantão.