Temos notado um grande desalento por parte do mercado, uma falta de ânimo e um "desacreditar" no futuro nunca visto antes. Compreendemos obviamente este estado de espírito , até porque também temos uma empresa que passa pelas mesmas dificuldades de todas as outras, mas se nada fizermos, nada se muda e não é nesta altura para baixar os braços. Todos temos o dever de nos envolvermos individualmente para, em conjunto, encontrar novos caminhos para este sector pois é imprescindível e urgente regenerar o negócio sob pena de todos sermos penalizados, ainda mais, a muito curto prazo.
O encontro 2012 foi pensado não só para reflectir sobre pontos importantes para o futuro como também para, finalmente, tentar dar os primeiros passos para se tomar medidas que ajudem a enfrentar os tempos que vivemos. Para que chegue a bom porto é imprescindível o envolvimento dos profissionais que se preocupam e que se querem manter no negócio e preparar para o futuro. Por isso, em nome do sector pelo qual trabalhamos há muitos anos, apelamos directamente a todos os profissionais para que participem desta acção pois os problemas são muitos. Este é o nosso ultimo apelo antes de fecharmos as inscrições pois, apesar do latente desânimo que se verifica há quem esteja motivado e aposte no futuro e são esses os exemplos de profissionalismo que esperamos que se envolvam. Gostaríamos também de deixar aqui uma nota positiva para as marcas que têm demonstrado o maior apoio a esta acção fazendo os impossíveis para colaborar, o que reflecte claramente o interesse que têm em participar nos problemas da distribuição.
Para finalizar deixamos aqui algumas questões para reflexão:
- Como é um mercado que vale acima de 2.000 milhões de euros não tem nem nunca teve uma organização que o represente e defenda os seus interesses?
- Qual a imagem que os consumidores mais jovens têm das lojas especialistas? Será que as conhecem? Porquê?
- Porque é que as poucas campanhas de motivação á compra de produtos energéticamente mais eficientes junto dos consumidores nunca foram desenvolvidas pelo sector em si, na sua totalidade?
- Qual o grau de satisfação dos consumidores face aos serviços que lhes são propostos tanto pela distribuição moderna como pelo retalho dito "tradicional"? Será que são estes os serviços que mais valorizam?
- Quantas lojas especialistas, de distribuição moderna ou dita "tradicional" têm soluções adequadas aos hábitos dos consumidores no que toca á pesquisa e compra online?
"Os problemas de hoje não podem ser resolvidos com o mesmo nível de pensamento de quando foram criados" disse Albert Einstein. Porque muitos dos problemas de hoje foram criados pela falta de envolvimento dos profissionais do sector que pouco ou nada fizeram para preparar o futuro, esperamos que não permitam que esse mesmo individualismo e falta de envolvimento pessoal leve a melhor desta vez.
Nós fizemos a nossa parte, o Encontro 2012 está montado, o painel de especialistas reunido, os consultores a postos para esta sessão de trabalho. Assim, da nossa parte está tudo pronto, agora o sucesso da acção está nas vossas mãos!
- Contamos consigo, inscreva-se já enviando os dados abaixo para comercial@revismarket.com.