Lojas de electrodomésticos ajudam a equipar as instalações da Operação Nariz Vermelho
Os expositores que participaram, em 2008, no primeiro espaço dedicado aos electrodomésticos da Natalis, a feira de Natal da FIL, doaram ontem, 4 de Fevereiro, vários equipamentos à Operação Nariz Vermelho. As lojas Eshop Mamial, Montiléctrica e Ponto Frio e a Panasonic, por intermédio da Green Key, juntaram sinergias para uma acção conjunta de solidariedade, contribuindo para equipar as novas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que se dedica a tornar mais terna e feliz a experiência das crianças hospitalizadas, através dos Doutores Palhaços.
A doação enquadrou-se no âmbito das condições de negociação do espaço dedicado aos electrodomésticos, numa acção promovida pela Revismarket, e que contemplava a entrega de uma pequena percentagem sobre as vendas a uma Instituição de Solidariedade Social que reunisse o consenso de todos os participantes.
A pensar no bem-estar das pessoas que contribuem para o funcionamento da associação, foram entregues sete aquecedores, uma ventoinha, um aparelho de ar condicionado portátil, um jarro eléctrico e um microondas, que tornarão mais agradáveis e acolhedoras as novas instalações, situadas no Museu da Electricidade, em Lisboa. Para as sessões de formação de novos Doutores Palhaços, por outro lado, muito vão contribuir o leitor de DVD e o sistema de som igualmente oferecidos. A maioria dos produtos entregues fazia parte da "lista de pedidos ao Pai Natal" e vêm responder às carências mais imediatas da associação.
Os expositores foram recebidos por Helena Massi, responsável pela comunicação e pela área de patrocínios da Nariz Vermelho, e por Mark Mekelburg, um dos fundadores, também conhecido por Doutor Pipoca, "especialista em Micrólobios e Transplantes de Nariz Vermelho", que, em nome das crianças, das suas famílias e dos profissionais de saúde, agradeceram o donativo à associação.
Fundada em 2002 por Beatriz Quintella, Bárbara Ramos Dias e Mark Mekelburg, a Operação Nariz Vermelho promove, todas as semanas, visitas dos Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de nove hospitais do país. Conta hoje com uma equipa de 15 artistas profissionais que, para além de toda a formação artística específica, têm ainda formação contínua de procedimentos e rotinas relacionadas com o hospital. "Uma associação que leva a sério a palhaçada, onde se acredita que todas as crianças têm direito a, no mínimo, quatro boas gargalhadas por hora e os mais crescidinhos a quatro boas gargalhadas por dia. Onde se luta pela oficialização e obrigatoriedade do espaço da brincadeira, pela democratização do direito a dizer disparates e pela liberdade incondicional de não ter que esperar a noite para sonhar".
Da lista de carências desta instituição fazem parte ainda outros equipamentos, nomeadamente mais dois aparelhos de ar condicionado ou ventoinhas, um portátil, três computadores, telemóveis, um fax, uma carrinha, tinteiros de impressora, folhas de papel A4, dossiers, pastas de arquivo, CD's, envelopes, autocolantes divertidos, material de escritório em geral, vales ou cartão para a gasolina, bilhetes de comboio Lisboa-Porto e Grande Lisboa, bolachas e chupas-chupas. As empresas interessadas em contribuir podem contactar a Revismarket ou directamente a Operação Nariz Vermelho
Veja as imagens em Doação à Operação Nariz Vermelho