iZi inaugura nos Olivais e reforça-se como a cadeia de bricolage com mais lojas em Portugal
A iZi, cadeia portuguesa de bricolage, decoração e jardim do grupo português A. Silva & Silva, inaugura amanhã, dia 8 de Outubro, nos Olivais, a sua 28.ª superfície, reforçando-se como a insígnia com mais pontos de venda especializados em bricolage no território nacional.
A nova loja, que implicou um investimento de 1,5 milhões de euros, traz à cidade de Lisboa 1.100 metros quadrados de área de venda, ampliando a oferta de produtos e soluções para decorar e remodelar interiores e exteriores.
Localizada no antigo Olivais Shopping Center (loja 013), actual Spacio Shopping, a loja conta com 112 mil habitantes na sua área de influência,a cerca de 20 minutos de carro, e emprega cerca de 25 colaboradores.
Sendo já a maior cadeia em número de lojas e a segunda em facturação, a iZi visa afirmar-se como a insígnia especializada líder no mercado nacional, objectivo que pretende atingir em três a quatro anos e que passa tanto pelo aumento de vendas por metro quadrado, em 30 a 40 por cento, como pela expansão contínua, com a abertura de médios e grandes espaços comerciais. A iZi tem já asseguradas mais dez aberturas, número que pretende elevar às duas dezenas até 2012. As próximas, Funchal e Caldas da Rainha, inauguram ainda este ano,
Refira-se que, até meados de 2007, a iZi apostara essencialmente numa presença em cidades de média dimensão. Hoje, e sem descurar estas localizações, quer assegurar uma presença forte também nas maiores cidades, com uma oferta de valor adaptada aos clientes urbanos e uma maior aposta nos serviços e na interactividade.
Com um volume de vendas de 63 milhões de euros em 2007, a iZi assume como desafio ultrapassar a barreira dos 100 milhões de euros já em 2010, uma meta ambiciosa para a qual contribuirão as novas aberturas. A loja dos Olivais, por exemplo, pretende alcançar vendas de quatro milhões de euros no seu primeiro ano completo de actividade. “Estimamos que a distribuição especializada de bricolage represente, actualmente, cerca 35 por cento do mercado, pelo que, apesar da dimensão do mercado português, acreditamos que existe um elevado potencial de penetração e crescimento”, refere Pedro Mendes Leal, CEO do Grupo A Silva & Silva.
A par do crescimento em Portugal, o Grupo A. Silva & Silva reconhece no mercado espanhol outra oportunidade de expansão e, em 2007, exportou o modelo iZi para Valência (Sueca) e León (Ponferrada), com duas lojas que totalizam quatro mil metros quadrados. Também aqui, a estratégia passa pela consolidação da actividade da iZi e pela sua expansão nos grandes e médios núcleos urbanos. “Mais do que a proximidade geográfica, cultural e linguística, Espanha é um mercado em que reconhecemos forte potencial, quer pela sua dimensão, muito apetecível para uma empresa portuguesa, quer pela área comercial de bricolage por habitante, menor do que em Portugal, o que nos deixa uma margem confortável para crescer”.
Somando estas duas lojas às 28 portuguesas, a iZi emprega já cerca de 790 colaboradores.