O grupo Acer, na sequência de recentes aquisições, implementou uma estratégia “multi-brand” que tira partido da consciencialização desenvolvida pelas empresas do grupo, Acer, Packard Bell, Gateway e eMachines, ao longo do tempo, junto da sua base de clientes exclusiva.
Com esta estratégia, o grupo conserva assim a identidade e a personalidade individuais de cada marca, mas responde à mudança dos mercados e à evolução das necessidades dos utilizadores, que resultam numa procura cada vez mais segmentada. “A razão é simples, o computador transformou-se num bem essencial e a dinâmica subjacente à compra de um PC é agora semelhante à dinâmica subjacente à compra dos bens diários de consumidor. As especificações técnicas e os componentes de fabrico dos produtos são secundários em relação à afinidade e à confiança que o utilizador deposita numa determinada marca, com a qual se sente mais confortável, caso tenha de escolher entre dois produtos similares”, afirma o grupo em comunicado.
A estratégia do grupo Acer tem por objectivo evitar a sobreposição de marcas e comunicar de forma coerente, interna e externamente, com colaboradores, canais, utilizadores finais e investidores, preservando simultaneamente as identidades das empresas e aumentando base global de utilizadores.
O grupo concluiu recentemente um projecto que, através de um exaustivo estudo de mercado, que visava analisar os parâmetros de desempenho das suas várias marcas, permitiu identificar diversos segmentos de utilizador e compreender as motivações por detrás das vendas. Este estudo permitiu ao grupo Acer definir diferentes propostas de “Brand Value” e posicionamento das marcas em mercados geográficos.
A análise, não só facultou uma visão global do actual posicionamento das várias marcas, como também identificou segmentos de utilizadores específicos, e determinou as motivações de necessidades e escolhas específicas relativamente às duas principais orientações. Por um lado, a influência da marca no processo de compra, por outro, a influência da tecnologia.
A marca Acer, tradicionalmente considerada como altamente inovadora, encontrou um posicionamento natural no contexto dos utilizadores fortemente atraídos pelas tecnologias de última geração e pela rapidez de colocação de produtos no mercado. As marcas Gateway e Packard Bell alinharam de forma mais estreita com os segmentos de utilizador para quem o PC é um instrumento necessário na sua vida diária e social, para comunicação e usufruto de experiências multimédia, mas que consideram a tecnologia quase como uma barreira sendo, consequentemente, atraídos por marcas sólidas e estabelecidas, conhecidas pelos seus produtos simples e fáceis de usar. Finalmente, a eMachines está orientada para os utilizadores com uma abordagem predominantemente pragmática em termos de tecnologia e que esperam de um PC eficiência e conveniência. “Estas recentes aquisições são estratégicas, quer em termos de negócio quer em termos de posicionamento no mercado,” comenta Gianfranco Lanci, presidente e CEO da Acer Inc. “A Acer, a Gateway e a Packard Bell são três identidades distintas de um único grupo que tem como objectivo expandir a variedade da sua gama de produtos. As três empresas irão integrar as suas experiências e capacidades individuais para oferecer uma ampla gama de produtos, de forma a permitir ao cliente encontrar a solução certa para as suas necessidades pessoais exclusivas.”