O Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) Portugal, a associação de origem britânica que representa 140 mil profissionais do sector imobiliário em 120 países, anunciou recentemente que Álvaro Portela, CEO da Sonae Sierra, aceitou o convite que lhe foi endereçado pela direcção portuguesa tornando–se Fellow (Membro Sénior) do RICS.
Álvaro Portela é CEO da Sonae Sierra desde 1999. Além das suas responsabilidades de coordenação global das várias actividades da empresa e da sua estratégia, tem a seu cargo a supervisão directa da Segurança & Saúde, Comunicação Corporativa, Ambiente e Relações Institucionais.
Álvaro Portela é licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, obteve um MBA na Universidade Nova de Lisboa e um AMP/ISMP na Harvard Business School.
O RICS tem como missão regulamentar e promover a profissão imobiliária, manter e assegurar níveis educativos e profissionais e proteger os clientes e consumidores através da observação de um estrito código deontológico. Fundado em 1868 no Reino Unido, recebeu a chancela real em 1881. Os seus membros são reconhecidos, a nível profissional, como chartered surveyors e são distinguidos pela designação que aparece na continuação do seu nome, FRICS (Fellow, membro sénior do RICS) ou MRICS (membro do RICS). A título de exemplo, no Reino Unido só os membros do RICS podem desempenhar alguma função no sector imobiliário.
Em Portugal, o RICS acreditou o ISEG como a única instituição portuguesa habilitada a formar profissionais portugueses com os mesmos níveis de exigência a nível global. Adicionalmente, e a título excepcional, o RICS convida alguns profissionais de renome e experiência a serem membros, dos quais são exemplo, em Portugal, Pedro Seabra (CBRE), Gilberto Jordan (Planbelas), João Carvalho das Neves (ISEG), Carlos Leira Pinto (Eurohypo), Eric van Leuven (C&W) e Álvaro Portela (Sonae Sierra).